10 maiores perigos das redes sociais

10 maiores perigos das redes sociais

Partilhe este post

É verdade que a internet facilita muitos processos e tem contribuído bastante para a evolução da sociedade como um todo. Mas, assim como há os pontos positivos, há aqueles que não são tão bons.

Por isso, como a internet e por consequência as redes sociais têm se tornado cada vez mais acessíveis, é importante ficar atento a alguns problemas que pode gerar. Neste artigo, iremos falar sobre os 10 maiores perigos das redes sociais.

10 maiores perigos das redes sociais

Ainda que as redes sociais facilitem o contato com pessoas que estão distantes, não se pode deixar de afirmar que estas também são capazes de gerar alguns pontos negativos. E, para quem é mais novo, acaba por se tornar suscetível a tais problemas.

Por isso, não só as crianças e adolescentes, como também os adultos, devem ficar atentos aos perigos das redes sociais.

Abaixo, iremos mencionar os 10 principais perigos:

Cyberbullying

Ser vítima de constantes comentários negativos e depreciativos podem deixar qualquer pessoa desanimada e infelizmente, as redes sociais facilitam esse ponto. Afinal de contas, muitos acham que irão sair impunes ou que é apenas uma brincadeira.

No entanto, o cyberbullying constante, além de afetar a autoestima da vítima, também é capaz de gerar efeitos mais graves, como a depressão ou ansiedade, por exemplo.

Abuso sexual

Pessoas sem caráter há em todo o lado, e na internet não é diferente. Por isso, alguns criminosos passam por perfis falsos a fim de aliciar ou coagir alguma pessoa a tomar alguma atitude sem que seja a sua vontade.

Exposição a conteúdos inapropriados

Sim, as redes sociais tem uma política de uso, que proíbe o compartilhamento de conteúdos sexuais e de violência explícita. Mas, ainda assim, há perfis que conseguem enganar o algoritmo, fazendo com que algumas pessoas tenham acesso a conteúdos que não estão de acordo com a sua idade.

Grooming

Este é um termo que se refere a quando um adulto faz algumas estratégias para ganhar a confiança de uma criança, onde o intuito é abusar ou explorá-la de forma sexual.

Ameaça a dados sensíveis

Infelizmente, nem todas as pessoas têm a devida instrução para usar as redes sociais. Por conta disso, estão mais suscetíveis a divulgar alguns dados pessoais, seja o número do cartão de crédito ou informações privadas, como número de telemóvel, endereço, número do cartão de cidadão, por exemplo.

Desafios perigosos

“Jogos”que acabam por viralizar , que podem colocar a vida das pessoas em risco. Um grande exemplo disso foi o desafio da baleia azul, balde de gelo, Chubby Bunny ou o desafio da rasteira. Houve mortes registadas em todos estes desafios.

Sexting

É uma forma de sexo virtual, onde as pessoas autoreproduzem imagens ou vídeos sexuais.

Dependência 

Algumas pessoas passam a usar tanto as redes sociais que acabam por ficar viciadas, o que pode afetar de forma negativa o seu dia a dia.

Fake news

Por mais que as redes sociais trabalhem para evitar este problema, a verdade é que ainda é uma coisa muito comum. E, infelizmente, isso está bem presente nas redes sociais.

Golpes

Há pessoas que tentam aplicar golpes através das redes sociais, como por exemplo utilizando um perfil falso de uma pessoa que conhece, a fim de conseguir algum valor em dinheiro ou algo parecido.

Conteúdo relacionado: 

Marketing de Influência: O que é?

Marketing e publicidade: Guia completo

10 dicas de marketing nas redes sociais

Agência de SEO em Portugal

Instagram Marketing: Aprenda a realizar um planeamento completo de conteúdo

10 Maiores perigos das redes sociais

Como interpretar as métricas do perfil do instagram?

Como gerir as redes sociais da sua empresa?

Gestores de redes sociais

www.iamsocial.pt  

Subscreva A Nossa Newsletter

Não perca todas as novidades sobre o mundo digital!

Mais para explorar

Snaptik
Redes sociais

Snaptik: 20 informações que precisa de saber

  Criadores de conteúdo do TikTok usam o Snaptik pela sua eficiência e praticidade para atividades quotidianas de um influencer. A princípio, o Snaptik virou

Como criar um site grátis no Google Sites (Passo a Passo)
Marketing digital

Como criar um site grátuito no Google Site

O que é Google Sites? Conheça a plataforma que lhe permite a criação de páginas gratuitas, bem como, quais as suas vantagens e desvantagens, como