5 Dicas para saber qual o melhor horário para publicar no Instagram

5 Dicas para saber qual o melhor horário para publicar no Instagram

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5 Dicas para saber qual o melhor horário para publicar no Instagram: Confira o que é necessário para realizar publicações no momento certo e aumentar o engagement.

Para conseguir um número considerável de seguidores no Instagram, é preciso criar conteúdo atraente que o seu público realmente deseja.

Mas, se não publicar o seu conteúdo no momento certo, o mesmo não terá o impacto desejado e a oportunidade de engagement será mínima. 

Com base no facto de que é impossível atingir sempre a máxima visibilidade, é preciso aproveitar o momento em que há mais utilizadores conectados para impactar mais pessoas nos primeiros minutos.

Desta forma, o algoritmo do Instagram entende que esse post tem mais relevância e passa a mostrá-lo a mais pessoas.

Como saber qual o horário ideal de publicar para o seu público específico? 

A seguir, as principais dicas para saber qual o melhor horário para publicar no Instagram:

1 – Avaliar horário comercial

Como muitas das pessoas que entram no Instagram o fazem para se divertir, os picos mais altos de atividade ocorrem muitas vezes depois do horário de trabalho.

As estatísticas do Instagram dizem-nos que tópicos relacionados com compras online e dropshipping  tendem a gerar mais interação durante os intervalos da jornada de trabalho.

Portanto, podemos dizer que o melhor horário para publicar no Instagram é entre 11h e 13h.

Em geral, nestas horas do meio-dia, muitos trabalhadores fazem uma pausa nas suas tarefas diárias para almoçar ou tomar um café.

2 – Janela noturna

Se não puder publicar no horário da manhã ou no intervalo referente ao horário de almoço, uma nova janela de oportunidade entre 19:00 e 21:00 será aberta novamente no final do dia de trabalho.

Além disso, é normal que as pessoas também comecem a jantar mais tarde que as 21 horas. Portanto, pode obter um bom engajamento se publicar às 22h (mesmo às 23h, pode aumentar bastante o tráfego de internet com algumas publicações bem desenhadas e com CTA claro).

A nossa recomendação é que aproveite os momentos de lazer e descanso dos seus seguidores no Instagram para publicar nesta rede social.

3 – Dia da semana

Estatísticas do Instagram mostram que os melhores dias da semana para postar são segunda, quarta e quinta. O dia com mais interação é a quarta-feira. É o dia da semana em que recebe mais gostos, comentários, publicações salvas etc., essenciais para que o algoritmo aumente a visibilidade de uma publicação.

O pior dia da semana é o Domingo. É um dia menos bom para todos aqueles que querem ganhar dinheiro no Instagram. Se não tiver escolha a não ser publicar no domingo, o horário ideal seria às 17h.

Mas recomendamos que espere até segunda-feira, pois aos fins de semana as pessoas costumam sair para se divertir e por mais que acedam às redes sociais, o nível de engajamento é baixo.

4 – Porque deve aproveitar os horários de pico no Instagram?

Já viu que para ter um bom engagement no Instagram é preciso encontrar o horário em que há mais pessoas conectadas e a interagir nesta rede social.

A primeira coisa que é preciso entender é como é que as pessoas utilizam o Instagram, já que não é o mesmo que aparecer numa pesquisa do Google.

O comum é que os utilizadores do Instagram acedam pelo telemóvel, onde basicamente podem fazer duas coisas diferentes:

– Ver o feed de notícias: é composto por publicações de fotos e vídeos feitas pelas pessoas que segue; 

– Ver as stories do Instagram: conteúdo efémero em formato vertical e que é cada vez mais consumido por todos os “instagrammers”, pois é mais natural, dinâmico e despreocupado.

Em qualquer um dos dois formatos, o algoritmo do Instagram é aquele que decide priorizar alguns conteúdos em detrimento de outros.

5 – Entender o algoritmo

Os administradores do Instagram consideram que, como não é possível ver toda a atividade de cada conta que seguimos, devemos mostrar primeiro a mais popular.

E para isso, o algoritmo utiliza diversos parâmetros relacionados com o engagement, como comentários, publicações salvas…

Quando um post é publicado, o algoritmo só mostra esta atualização no feed de alguns seguidores que estão conectados no momento. Se a sua estratégia de conteúdo for bem-sucedida – e a sua publicação for interessante e gerar reações entre estes primeiros seguidores – ela continua a ser exibida para mais pessoas.

Portanto, quanto mais pessoas estiverem a ver e a interagir com o seu post nos primeiros minutos de publicação, maior a probabilidade de conseguir um melhor engagement que levará a um aumento na sua visibilidade.

Veja também:

Marketing de Influência: O que é?

Anúncio publicitário: Tudo o que precisa saber!

10 vantagens das redes sociais!

Aceda: iamsocial.pt

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