5 Dicas para saber qual o melhor horário para publicar no Instagram: Confira o que é necessário para realizar publicações no momento certo e aumentar o engagement.
Para conseguir um número considerável de seguidores no Instagram, é preciso criar conteúdo atraente que o seu público realmente deseja.
Mas, se não publicar o seu conteúdo no momento certo, o mesmo não terá o impacto desejado e a oportunidade de engagement será mínima.
Com base no facto de que é impossível atingir sempre a máxima visibilidade, é preciso aproveitar o momento em que há mais utilizadores conectados para impactar mais pessoas nos primeiros minutos.
Desta forma, o algoritmo do Instagram entende que esse post tem mais relevância e passa a mostrá-lo a mais pessoas.
Como saber qual o horário ideal de publicar para o seu público específico?
A seguir, as principais dicas para saber qual o melhor horário para publicar no Instagram:
1 – Avaliar horário comercial
Como muitas das pessoas que entram no Instagram o fazem para se divertir, os picos mais altos de atividade ocorrem muitas vezes depois do horário de trabalho.
As estatísticas do Instagram dizem-nos que tópicos relacionados com compras online e dropshipping tendem a gerar mais interação durante os intervalos da jornada de trabalho.
Portanto, podemos dizer que o melhor horário para publicar no Instagram é entre 11h e 13h.
Em geral, nestas horas do meio-dia, muitos trabalhadores fazem uma pausa nas suas tarefas diárias para almoçar ou tomar um café.
2 – Janela noturna
Se não puder publicar no horário da manhã ou no intervalo referente ao horário de almoço, uma nova janela de oportunidade entre 19:00 e 21:00 será aberta novamente no final do dia de trabalho.
Além disso, é normal que as pessoas também comecem a jantar mais tarde que as 21 horas. Portanto, pode obter um bom engajamento se publicar às 22h (mesmo às 23h, pode aumentar bastante o tráfego de internet com algumas publicações bem desenhadas e com CTA claro).
A nossa recomendação é que aproveite os momentos de lazer e descanso dos seus seguidores no Instagram para publicar nesta rede social.
3 – Dia da semana
Estatísticas do Instagram mostram que os melhores dias da semana para postar são segunda, quarta e quinta. O dia com mais interação é a quarta-feira. É o dia da semana em que recebe mais gostos, comentários, publicações salvas etc., essenciais para que o algoritmo aumente a visibilidade de uma publicação.
O pior dia da semana é o Domingo. É um dia menos bom para todos aqueles que querem ganhar dinheiro no Instagram. Se não tiver escolha a não ser publicar no domingo, o horário ideal seria às 17h.
Mas recomendamos que espere até segunda-feira, pois aos fins de semana as pessoas costumam sair para se divertir e por mais que acedam às redes sociais, o nível de engajamento é baixo.
4 – Porque deve aproveitar os horários de pico no Instagram?
Já viu que para ter um bom engagement no Instagram é preciso encontrar o horário em que há mais pessoas conectadas e a interagir nesta rede social.
A primeira coisa que é preciso entender é como é que as pessoas utilizam o Instagram, já que não é o mesmo que aparecer numa pesquisa do Google.
O comum é que os utilizadores do Instagram acedam pelo telemóvel, onde basicamente podem fazer duas coisas diferentes:
– Ver o feed de notícias: é composto por publicações de fotos e vídeos feitas pelas pessoas que segue;
– Ver as stories do Instagram: conteúdo efémero em formato vertical e que é cada vez mais consumido por todos os “instagrammers”, pois é mais natural, dinâmico e despreocupado.
Em qualquer um dos dois formatos, o algoritmo do Instagram é aquele que decide priorizar alguns conteúdos em detrimento de outros.
5 – Entender o algoritmo
Os administradores do Instagram consideram que, como não é possível ver toda a atividade de cada conta que seguimos, devemos mostrar primeiro a mais popular.
E para isso, o algoritmo utiliza diversos parâmetros relacionados com o engagement, como comentários, publicações salvas…
Quando um post é publicado, o algoritmo só mostra esta atualização no feed de alguns seguidores que estão conectados no momento. Se a sua estratégia de conteúdo for bem-sucedida – e a sua publicação for interessante e gerar reações entre estes primeiros seguidores – ela continua a ser exibida para mais pessoas.
Portanto, quanto mais pessoas estiverem a ver e a interagir com o seu post nos primeiros minutos de publicação, maior a probabilidade de conseguir um melhor engagement que levará a um aumento na sua visibilidade.
Veja também:
Marketing de Influência: O que é?
Anúncio publicitário: Tudo o que precisa saber!
10 vantagens das redes sociais!
Aceda: iamsocial.pt
Somos uma equipa jovem e dinâmica em constante movimento, cujos responsáveis têm a coragem de sonhar e correr o risco de viver os seus sonhos, conscientes que é ao lutar que conseguem ter, para si e para os seus parceiros, o mundo nas mãos.