Agência de comunicação: Guia completo

Agência de comunicação

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Entender o que é uma agência de comunicação pode ajudar a contratar a melhor opção para alavancar o seu negócio.

Afinal, para ser bem visto e “aparecer” aos clientes certos, é fundamental usar estratégias inteligentes e consistentes. Uma agência de comunicação de qualidade é quem o poderá ajudar neste sentido.

Por isso, unimos diversas informações importantes sobre o tema para você saber mais. Acompanhe!

Afinal, o que é uma agência de comunicação?

Uma agência de comunicação é responsável por criar e gerir todas as ações publicitárias de uma empresa. Isto quer dizer que é esta agência quem irá trabalhar, por exemplo:

  • O branding nas redes sociais;
  • A construção do site institucional;
  • O desenvolvimento de um blog;
  • A produção de vídeos;
  • A criação de anúncios direcionados ao público-alvo;
  • Analisar o feedback dos clientes e usar essas informações para melhorar as ações futuras;
  • Entre outras atividades.

Para compreender melhor, imagine que tem uma loja de roupa e deseja alavancar as suas vendas. Neste caso, uma agência de comunicação poderá desenvolver as suas redes sociais; o seu site; desenhar anúncios para o público da sua loja; etc.

Tudo isto respeitando sempre a comunicação assertiva com o seu potencial cliente, que permita um impulsionamento da sua marca e um aumento das suas vendas. Ou seja, o foco da agência é fazer com que o seu negócio não seja apenas visto, mas sim, que seja bem visto pelos seus potenciais clientes.

Existe diferença entre agências de comunicação e publicidade?

Uma agência de publicidade possui um foco direcionado a campanhas e publicidade de alto impacto. Isto é, a agência de publicidade trabalha, especificamente, com campanhas publicitárias, que vão desde a pesquisa e criação, até o lançamento da campanha propriamente dita.

Já uma agência de comunicação possui um campo de atuação mais alargado. Ou seja,  também pode trabalhar com campanhas publicitárias, mas não acaba aí.

A agência de comunicação também desenvolve a relação com os clientes, a imagem da marca, campanhas internas, planeamento de branding, entre outras atividades relacionadas.

Qual a diferença entre agências?

Apesar de qualquer pessoa poder divulgar o seu próprio negócio, as agências de comunicação possuem vantagens que fazem com que se tornem uma opção valiosa para divulgação de marcas. São elas:

  • Equipa formada em várias áreas importantes da comunicação, contando com profissionais experts, como por exemplo: copywriters, designers, marketers, especialistas em SEO, gestores de redes sociais, fotógrafos, videógrafos, entre outros. 
  • Promove a otimização de tempo e, consequentemente, de dinheiro. Afinal, mais vale o empreendedor usar o seu tempo para desenvolver o seu negócio, do que desperdiçá-lo a tentar coordenar tudo o que envolve a comunicação visual, escrita, o marketing digital, etc. Ou seja, contratar uma agência é poupar tempo e usar uma alavanca para desenvolver o seu negócio de forma otimizada.
  • A equipa de uma agência de comunicação possui experiência nos mais diversos mercados, e pode usar esse conhecimento para mapear a melhor estrutura de divulgação para o seu negócio. Por outras palavras, a equipa da agência já fez muitos testes e já sabem quais as ferramentas mais valiosas e quais são descartáveis. 

Como funciona uma agência de comunicação?

Basicamente, uma agência de comunicação funciona da seguinte forma:

  1. Primeiro, a agência precisa fazer um contacto com o seu cliente e assim procurar mais informações sobre os “problemas” e objetivos que tem.
  2. É possível desenvolver um briefing do objetivo do cliente. Aqui, a equipa de atendimento da agência de comunicação irá traçar informações como:
    1. Análise competitiva;
    2. Pesquisa de mercado e alinhamento de público-alvo;
    3. Análise do cenário atual;
    4. Planeamento criativo;
    5. Seleção dos suportes que serão utilizados (fotografia, vídeo, etc);
    6. Data limite para desenvolvimento das campanhas/atividades;
    7. Valores que serão pagos para os serviços a serem executados;
    8. Entre outras necessidades que poderão surgir de acordo com cada tipo de empresa.
  3. Depois deste mapeamento pronto, a equipa criará um cronograma, de acordo com o  prazo estipulado, para que cada necessidade seja cuidada da melhor forma possível.
  4. Posteriormente, este cronograma e o mapeamento dos serviços é apresentado para o próprio cliente, para que aprove o processo que será desenvolvido.
  5. Assim, inicia-se o desenvolvimento da marca, de acordo com o contrato e com as atividades propostas.

Como é a história das agências de comunicação?

A primeira agência de comunicação conhecida tem a sua data de abertura no ano de 1786, quando William Taylor iniciou as suas atividades no ramo, na cidade de Londres.

Já no continente americano, a ideia foi trazida por Volney B. Palmer, em 1840, para os Estados Unidos.

Inicialmente, os anúncios eram desenvolvidos pelos próprios clientes, sendo que as agências ficavam responsáveis por vender os espaços para os anúncios. Era como se fossem “agentes imobiliários” mas de publicidade.

No entanto, a agência N.W. Ayer & Son, em Nova Iorque, mais tarde, começou a oferecer serviços interessantes para os clientes, além de espaços publicitários. Isso fez com que as agências que conhecemos hoje, começassem a dar os seus primeiros passos de desenvolvimento.

Quais os tipos de agências de comunicação?

Hoje, existem alguns tipos de agências de comunicação. Conheça as principais:

  • Agência full service: Pode disponibilizar, inclusive, serviços à parte da área de marketing e publicidade, como por exemplo, planeamento de mercado.
  • Departamentos in-house: São agências que não trabalham com terceirização de serviços, o que reduz os custos para os clientes.
  • Serviços de compra de produção digital: Empresas especializadas na compra de espaços no jornal, na TV e no rádio, por exemplo.
  • Agência de marketing digital: Focadas apenas na divulgação online da marca, através das redes sociais, sites, blogs, vídeos, etc.
  • Agências de social media: Agência focada em redes sociais.

Como encontrar boas agências de comunicação em Coimbra?

É preciso ter atenção às agências de comunicação que contactam. Lembre-se sempre de considerar a experiência e as especialidades apresentadas pela agência em questão.

Na I AM Social, por exemplo, contamos com uma equipa de profissionais experientes, com copywriters, designers, fotógrafos, videógrafos, sendo o nosso ponto forte a gestão de redes sociais.

Estamos no mercado há 2 anos, contabilizando +50 negócios orientados até hoje.

Se quiser saber mais sobre os nossos serviços, e se deseja alavancar a sua empresa, entre em contacto connosco. Esperamos por si!

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