Como criar um site grátuito no Google Site

Como criar um site grátis no Google Sites (Passo a Passo)

Partilhe este post

O que é Google Sites? Conheça a plataforma que lhe permite a criação de páginas gratuitas, bem como, quais as suas vantagens e desvantagens, como funciona e se é uma boa opção.

O Google sites é uma plataforma de criação de sites do Google, como o próprio nome sugere. Se estiver familiarizado com outras plataformas de sites como o WordPress ou o Wix, pode pensar no Google Sites como algo semelhante, mas talvez mais especializado para empresas e equipas baseadas na web.

Se já utiliza outros produtos do Google e considera-os particularmente úteis para uma empresa ou organização com a qual trabalha, o Google Sites pode ser mais um para adicionar à sua caixa de ferramentas digital. Aqui está o que precisa saber sobre isto:

Como criar um site grátis no Google Site

Deseja saber como criar um site grátis? No Google site, pode criar a sua página de forma rápida e gratuita.

O Google Sites é uma aplicação que faz parte do Google Workspace (antigo G Suite), que é um grupo de aplicações de produtividade empresarial do Google, incluindo Gmail, Agenda, Drive, Documentos, Apresentações, Meets e muito mais.

O Google Workspace é gratuito para qualquer pessoa com uma conta do Google, mas há uma variedade de assinaturas pagas do Workplace que variam entre 6 e 20€ por mês e que oferecem recursos adicionais de nível empresarial, incluindo um domínio do Google personalizado para o seu site.

Há também uma assinatura Workspace Individual que custa cerca de 9,99€ por mês, destinada a empreendedores e proprietários de empresas. Uma assinatura Workspace Individual inclui recursos como serviços de reserva inteligente, videoconferências profissionais, marketing por e-mail personalizado e muito mais.

Criar site no Google Grátis

Apesar de haver opções pagas, não é preciso ter uma conta paga do Google Workspace para aceder e utilizar o Google Sites. Se tiver uma conta do Google, navegue até ao Google Sites e selecione o sinal de adição para criar um novo site. Se ainda não tiver uma Conta do Google, crie a sua nova conta para usar o Google Sites.

O domínio do seu site será https://sites.google.com/view/[nome do seu site], mas também tem a oportunidade de comprar um domínio personalizado ou usar um domínio que já comprou num registo de domínios.

Passo a passo para criar um site grátis no Google Site

Desejar criar uma página web fácil e gratuita para colocar o seu projeto no ar?

A seguir, veja o passo a passo sobre como criar um site com domínio próprio no Google:

Como criar site grátis – passo a passo!

Saiba como criar um site grátis no Google Site:

  1.       Criar o site no Google

Aceda ao link do Construtor site, clique em “fazer login” no lado superior direito do ecrã;

Informe o seu e-mail Google e realize a verificação de segurança de acordo com as etapas que aparecem;

Em seguida, poderá escolher entre “criar um domínio” ou “transferir domínio”;

A opção de transferência é ideal para quem deseja saber como criar um site com domínio próprio no Google, pois poderá utilizar um domínio que já possui sem aparecer na URL as informações do Google Sites.

  1.       Escolha o nome e o modelo do site

Assim que fizer login na sua conta do Google e iniciar o construtor de sites, será redirecionado para o painel de controle. Aqui estão as etapas a serem concluídas:

  •         Especifique o nome da sua empresa – clique no título;
  •         Alterar a imagem do cabeçalho – tem a oportunidade de escolher uma das imagens de stock que o Google Sites oferece ou fazer o upload de uma da sua preferência;
  •         Escolha um estilo de cabeçalho adequado (Capa, Faixa Grande, Faixa, Apenas Título);
  •         Selecione um modelo – secção “Temas” disponível no menu detalhado;
  •         Escolha a cor do cabeçalho e o estilo da fonte aqui – as opções disponíveis são fornecidas na secção “Temas”.

Sobre os modelos, o Google Sites não oferece um modelo padrão para novos sites, de modo a permitir que os utilizadores tenham controle total sobre os seus projetos. Em vez disso, o construtor de sites permite que escolha um dos temas existentes na galeria. Quanto à variedade de temas, não é tão impressionante, mas ainda há muito por onde escolher.

  1.       Editar layout do site

Enquanto estiver a trabalhar no desenvolvimento do seu site, terá a oportunidade de escolher e editar o layout:

  •         Vá para a secção “Layouts” no menu, à direita;
  •         Escolha a opção preferida – existem 6 opções de layout para escolher, nomeadamente inclui layouts de uma, duas, três e quatro colunas;
  •         Clique no que corresponde às suas necessidades para substituir o layout padrão;
  •         Comece a editar o bloco – digite o texto, faça upload de imagens.

Pode adicionar quantas imagens precisar para fornecer o conteúdo relacionado com o seu nicho – isto é fácil, sem complicações e rápido. Apenas certifique-se de escolher um layout adequado que apresentará todas as informações necessárias.

  1.       Adicionar e personalizar páginas

Esta é uma das etapas disponíveis e de fácil configuração para quem deseja criar um site gratuito no Google:

Assim que terminar a escolha do layout, é a hora de adicionar novas páginas do site. O Google Sites permite adicionar um número ilimitado de páginas que diferem nas suas implicações e tipos. Para adicionar uma página, conclua as seguintes etapas:

  •         Mude para o separador “Páginas” no menu do lado direito do painel de controle;
  •         Clique no botão “+” disponível abaixo;
  •         Nomeie a página ou/e especifique o caminho personalizado para inseri-la;
  •         Clique no botão “Concluído”;

Adicione quantas páginas precisar ou duplique as existentes para economizar tempo e esforço. Pode também ocultar a página da navegação;

Se necessário, adicione subpáginas às páginas existentes e atribua-lhes propriedades especiais.

Pode criar e adicionar páginas da web padrão para apresentar o seu conteúdo e anexar documentos, anúncios para postar notícias e atualizações da empresa, páginas iniciais, bem como arquivos para armazenar, gerenciar e partilhar arquivos.

  1.       Carregar conteúdo

Depois de personalizar as páginas, é hora de prosseguir para uma das partes mais demoradas, responsáveis ​​e volumosas de todo o processo de criação do site – o upload de conteúdo. Com este propósito, deverá fazer o seguinte:

  •         Aceder ao separador “Inserir” no painel de controle;
  •         Escolher o tipo de conteúdo a ser adicionado. A escolha da opção mais adequada dependerá da fonte em que os arquivos são armazenados inicialmente;
  •         A secção “Caixas de texto” permite adicionar e editar textos (configurar estilos e parâmetros de fonte, inserir links etc.);
  •         A secção “Imagens” é onde pode fazer upload dos seus próprios arquivos de imagem ou escolher da coleção do sistema;
  •         A opção “Embed” permite incorporar conteúdo através da integração de código;
  •         “Drive” permite fazer upload de arquivos do dispositivo que utiliza;
  •         Selecione o tipo de conteúdo para enviar para a página da web – o botão “Inserir” revela muitas variantes que cobrem a quantidade predominante de necessidades dos utilizadores: Índice, Carrossel de imagens, Botão, Divisor, YouTube, Mapa, Calendário, Documentos, Slides, Planilhas, Formulários e Gráficos. Qualquer que seja o elemento que escolher, poderá personalizá-lo ainda mais em relação à especialização do seu site;
  •         Escolha e integre “gadgets” padrão (se necessário) – calculadoras, feeds de notícias, Google Search Console para melhor otimização do mecanismo de pesquisa de projetos prontos, Google Analytics etc.

Como um construtor de sites com tecnologia, o Google Sites permite integrar todas as extensões do G Suite que considera importantes e necessárias para o seu projeto.

Lembre-se de que não são necessários complementos ou plugins de terceiros para integrar os elementos necessários – basta espreitar o conjunto de extensões e escolher as que precisa atualmente (Google Docs, Drive, Collections, Jamboard, Blogger e outros ).

  1.       Reveja as opções de gestão de sites

Antes de revelar o seu novo projeto ao mundo, deve definir e configurar alguns dos elementos mais críticos e opções de gestão de sites.

  •         Vá para a secção “Configurações” para conectar a análise do site, fazer upload ou selecionar imagens de logotipo/favicon, navegar pelas ferramentas do visualizador, ajustar URLs de sites personalizados, configurar o banner de anúncio, atribuir direitos de partilha de sites etc.
  •         Se ainda houver algo que não entendeu aqui, basta clicar no botão “Fazer uma Tour” para ver o que está por trás das configurações do sistema.

Caso planeie trabalhar na criação de sites com uma equipa de desenvolvimento web, o sistema permite adicionar vários colaboradores ao projeto. Também se pode  inscrever nas alterações recentes do projeto para ficar ciente de todas as edições e alterações feitas no site.

Quaisquer que sejam as configurações que pretenda fazer, todas estão ao seu alcance – seja na seção “Configurações”, correspondente ou no painel de controle do projeto.

  1.       Domínio próprio no Google Sites

Há mais uma coisa a fazer antes de torná-lo acessível na web. Tem que escolher o nome de domínio para o seu projeto.

Se já tiver um nome de domínio, poderá publicar um site com esse nome.

Outra opção é obter um nome de domínio completamente novo do Google – aceda a guia “Domínios personalizados” disponível na seção “Configurações” e digite o nome que gostaria de ter para o seu projeto.

Lembre-se de que o seu nome de domínio deve ser notável e fácil de lembrar. Ele não deve estar apenas associado ao seu nicho de negócios, mas também deve ser único e memorável para o público-alvo. Não o faça muito longo, no entanto, para evitar URL’S volumosas.

  1.       Ajustar o acesso ao site

Há uma oportunidade conveniente de compartilhar o projeto pronto com outros usuários. Para definir o direito de acesso, faça o seguinte:

  •         Aceda a aba “Compartilhar com outras pessoas” no painel de controle;
  •         Escolha o Modo Rascunho para deixar seu site inédito enquanto estiver em construção;
  •         Selecione a opção “Privado” para evitar que outros utilizadores acedam o seu projeto;
  •         Escolha usuários individuais ou grupos de pessoas, que terão o direito de editar o projeto;
  •         Publique o projeto para torná-lo acessível a todos;
  •         Se deseja convidar alguém para editar o site consigo, o sistema permite isso especificando os e-mails dessas pessoas e enviando convites para elas;

Caso pretenda salvar o seu projeto, pode assinalar o botão que permite impedir que outros editores publiquem o projeto, alterem os direitos de acesso e adicionem novas pessoas sem o seu conhecimento;

Use a opção Visualizar antes da publicação final do projeto para garantir que ele apareça corretamente nas telas de desktop, tablet e celular.

Em suma, o recurso de compartilhamento de sites é muito conveniente para pessoas que trabalham em equipa ou para os utilizadores envolvidos no desenvolvimento de sites personalizados para clientes.

  1.       Conecte o Google Analytics

O Google Sites possibilita conectar o Google Analytics ao seu projeto pronto. Este é um recurso obrigatório, se deseja ficar consciente dos principais parâmetros do seu projeto e fatores que afetam o seu desempenho, bem como a classificação de SEO.

Para conectar o seu site a uma conta do Google Analytics e obter insights/métricas sobre o uso do projeto, conclua as etapas a seguir:

  •         Aceda à seção Configurações;
  •         Escolha a opção “Analytics”;
  •         Habilite a análise inserindo o ID da conta de medição/rastreamento correspondente.

A integração do Google Analytics ajudará a descobrir o fluxo e as flutuações de tráfego, a quantidade de utilizadores que visitam o seu site durante o período de tempo especificado, as taxas de conversão, os destinos e origens do tráfego, as taxas de abandono do site, bem como muitos outros parâmetros cruciais que podem eventualmente tornar ou quebrar todo o desempenho do site.

O conhecimento destas características ajudará a corrigir os possíveis problemas a tempo de evitar consequências mais graves.

  1.   Ajuste as configurações de SEO e publique o site

Há mais uma coisa essencial que deve fazer antes de disponibilizar seu site online. Falamos sobre Search Engine Optimization. O Google Sites permite ajustar os principais parâmetros de SEO para garantir uma alta classificação no mecanismo de pesquisa do seu projeto recém-criado:

  •         Aceda à secção “Configurações”;
  •         Encontre o “SEO”;
  •         Preencha os principais campos relacionados às posições de SEO do seu site e confira as informações duas vezes;
  •         Recomenda-se conectar o Google Search Console para facilitar a indexação do seu projeto pelos mecanismos de pesquisa.

Agora o seu site está 100% pronto para publicação, basta clicar em “Publicar” e ver o resultado!

Como funciona um alojamento no google?

A hospedagem na Web do Google Cloud permite que crie e personalize seu próprio pacote com uma vasta gama de máquinas virtuais, armazenamento e outras opções de software. É um para o tech-savvy.

Prós

  •         Hospedagem personalizável.
  •         Integrar outros serviços do Google Cloud.

Contras

  •         Suporte técnico limitado, a menos que pague por isso.
  •         Precisa de uma boa compreensão das opções antes de começar.

Se deseja criar o seu próprio site, precisará de pensar no melhor serviço de alojamento na web para si. Um host da Web é um provedor de serviços que armazena os arquivos necessários para executar o seu site, incluindo imagens, vídeos e código, e o alojamento na Web do Google Cloud faz parte da plataforma mais ampla do Google Cloud.

Este é um ecossistema complexo que pode exigir um pouco de conhecimento técnico para pesquisar. No entanto, se tem as habilidades e deseja aproveitar o poder da plataforma de nuvem multifacetada do Google, esta pode ser a opção de alojamento para si.

A hospedagem na web do Google Cloud faz parte da plataforma mais ampla do Google Cloud. Consiste numa estrutura de pagamento conforme o uso, portanto, o custo depende do que precisa, e uma calculadora de preços ajuda os usuários a descobrir quanto custará sua opção preferida.

Vantagens e desvantagens ao criar um site grátis no Google sites

As vantagens do Google Sites:

  •         Gratuito;
  •         Rápido e fácil de editar;
  •         Não são necessárias habilidades de programação ou banco de dados;
  •         Ideal para iniciantes que querem construir um site pela primeira vez;
  •         Não requer instalação de software;
  •         Integrado com aplicativos do Google;
  •         O criador pode aceder as ferramentas em qualquer lugar;
  •         O criador tem controle total sobre o acesso e a permissão da página;
  •         Atuar como gerente de projeto básico.

As desvantagens do Google Sites:

  •         Funcionalidade limitada em comparação com outros criadores de sites;
  •         Não é um site muito bom para negócios – não há personalização suficiente;
  •         Aplicativos limitados apenas aos aplicativos do Google. Aplicativos fora do Google Apps podem ser inaplicáveis;
  •         O URL do site deve começar com “sites.google.com/site/”, que é o comprimento de um site.

Mas o Google sites é realmente bom?

O Google Sites é um construtor de sites de arrastar e soltar e serviço de alojamento na Web gratuito que permite que qualquer pessoa crie a sua própria presença on-line. O Google Sites é a nova versão do serviço da empresa.

Ele tem um editor melhor e suporta tecnologia mais atualizada (incluindo a capacidade de criar páginas responsivas), mas tem poucos recursos.

Pode esquecer o email ou uma plataforma de blog, por exemplo. A menos que seja um utilizador do G Suite, só pode publicar sites num domínio sites.google.com (sites.google.com/view/seunome). Também recebe apenas alguns modelos de site.

Claramente, se estiver à procura de designs elegantes ou recursos e funcionalidades de alta potência, seria aconselhável verificar o Wix, por exemplo.

Mas se só precisa de uma maneira rápida de juntar algumas páginas básicas para compartilhar com amigos, familiares ou colegas, o Google Sites funciona bem. É simples, integra-se com outros serviços do Google e não requer nenhum registro adicional: se possui uma conta do Google, pode usá-la agora com alguns cliques.

Marketing de Influência: O que é?

Marketing e publicidade: Guia completo

10 dicas de marketing nas redes sociais

Agência de SEO em Portugal

Instagram Marketing: Aprenda a realizar um planeamento completo de conteúdo

10 Maiores perigos das redes sociais

Como interpretar as métricas do perfil do Instagram?

Como gerir as redes sociais da sua empresa?

Gestores de redes sociais

www.iamsocial.pt  

Subscreva A Nossa Newsletter

Não perca todas as novidades sobre o mundo digital!

Mais para explorar

Snaptik
Redes sociais

Snaptik: 20 informações que precisa de saber

  Criadores de conteúdo do TikTok usam o Snaptik pela sua eficiência e praticidade para atividades quotidianas de um influencer. A princípio, o Snaptik virou

Como criar um site grátis no Google Sites (Passo a Passo)
Marketing digital

Como criar um site grátuito no Google Site

O que é Google Sites? Conheça a plataforma que lhe permite a criação de páginas gratuitas, bem como, quais as suas vantagens e desvantagens, como