5 dicas de como criar uma loja online

loja online

Partilhe este post

Neste conteúdo, apresentamos 5 dicas de como criar uma loja online de forma rentável e lucrativa.

Afinal, não basta criar uma loja online e esperar que os resultados “caiam do céu”, certo? Mas sim, é necessário pensar em boas estratégias que viabilizem o desenvolvimento do seu negócio.

Para isso, acompanhe o conteúdo que a equipa da I AM Social preparou para si!

5 dicas de como criar uma loja online

As dicas de como criar uma loja online partem do pressuposto que está a começar o seu negócio do zero. Caso já tenha um nicho de mercado bem definido, passe já para a etapa número dois. 

1. Encontre e conheça o seu segmento de mercado

Apesar de haver empresas que têm muito sucesso na venda “de tudo um pouco”, esta não é a regra. Pelo contrário.

Quanto mais segmentada é a sua loja online, maiores são as oportunidades de impactar os clientes certos, todos os dias.

Sendo assim, comece a estudar as possibilidades de segmentos existentes. Além disso, avalie qual pode ser o mais interessante para o seu negócio e estude a concorrência.

2. Defina onde irá vender – escolha a sua plataforma

Depois de traçar o seu segmento de mercado, escolha qual a plataforma que irá utilizar para criar a sua loja online.

Existem algumas formas de se trabalhar com a venda de produtos na internet. Pode optar por marketplace, ou seja, uma plataforma com vários vendedores que possuem, cada um, a sua “loja”, ou construir um site do zero, com foco em vendas/ecommerce.

Analise o que pode ser mais coerente com o seu plano de negócio e selecione a melhor plataforma para si.

3. Defina o seu planeamento financeiro

Com a plataforma selecionada, um dos passos mais importantes de como criar uma loja online: o planeamento financeiro.

Infelizmente, muitos empreendedores iniciam o seu próprio negócio sem pensar num fundo de maneio consistente e que sustente o empreendimento durante o seu período de amadurecimento.

Afinal, as pessoas ainda não conhecem a sua marca e é necessário construir a sua audiência. Por isso, considere isto na hora de fazer o seu planeamento para que, nos primeiros meses, o seu empreendimento seja capaz de sobreviver.

Além disso, considere os investimentos em comunicação, marketing digital, stock, logística, etc. Tudo isto precisa ser analisado para que os resultados sejam mais saudáveis.

4. Cuide do registo dos seus produtos

Na hora de registar os seus produtos, tenha consciência da necessidade de lhe dar muita atenção. O registo é uma das áreas mais importantes da construção de uma loja online. Temos considerar:

  • O preço adequado e que seja competitivo;
  • A necessidade de promoções para esgotar stocks específicos que possam estar muito tempo parados;
  • O envio que será incluído;
  • A organização do seu stock para não deixar os seus clientes à espera durante muito tempo;
  • A validade dos seus produtos para que o stock esteja bem atualizado;
  • Uma descrição completa e detalhada que gera mais vontade de comprar;
  • Fotos de diversos ângulos, para que o cliente tenha mais segurança aquando a tomada de decisão;
  • Destaque para o período de garantia.

Tudo isto precisa de ser considerado na hora de registar os seus produtos e assim oferecer o que há de melhor para os seus clientes.

5. Disponibilize um bom marketing para criar uma loja online de sucesso

Construa uma relação com os seus potenciais clientes e clientes já consolidados através do marketing de conteúdo. Assim oferece mais valor ao mercado consumidor, despertando um maior interesse nos seus produtos.

Estar presente nas redes sociais, ter um site com conteúdos informativos e um atendimento acessível é fundamental para o sucesso da sua loja online. Portanto, não poupe esforços para atingir este tipo de resultado.

E lembre-se de acompanhar todas as dicas e conteúdos aqui do blog da I AM Social, pois estamos constantemente a construir materiais informativos que podem servir de suporte para o seu próprio negócio.

Perguntas frequentes:

Agora que já viu as nossas 5 dicas de como criar uma loja online, vamos responder às perguntas mais frequentes sobre este tema. Acompanhe:

Qual o melhor site para criar lojas online em Portugal?

Existem vários sites para criar lojas online em Portugal. O importante é saber avaliar os benefícios que cada ferramenta proporciona, com o propósito de analisar o que pode ser mais adequado para o seu negócio.

Se tiver dúvidas, contacte-nos para que possamos ajudá-lo nesta decisão!

Quanto custa criar uma loja online?

Depende do seu nicho, da quantidade de produtos e da plataforma que vai utilizar para criar a sua loja online. Assim, estima-se que o investimento inicial possa iniciar a partir de 1500€. 

Como criar uma loja de roupa online?

Pode seguir as nossas dicas acima ou, se preferir, pode abrir a sua loja em plataformas como o Instagram, por exemplo, pelo menos nas primeiras etapas de desenvolvimento do seu negócio.

Assim consegue divulgar gratuitamente, impactando pessoas todos os dias.

Como criar uma loja online gratuita?

A grande parte das plataformas de marketplace oferecem a possibilidade de registo grátis. Assim, se quer economizar no início do desenvolvimento do seu negócio, pode criar uma loja em plataformas como o OLX, por exemplo.

Da mesma forma, pode utilizar as redes sociais como meio de iniciar o seu negócio online, desde que seja coerente com o seu nicho, claro.

No entanto, contar com a ajuda de uma agência especialista em lojas online é fundamental para construir um negócio mais sólido e melhor sucedido.

Por isso, se deseja abrir a sua loja online, mas tem dúvidas ou quer investir da forma correta, entre em contacto connosco e saiba mais sobre os nossos serviços!

A I AM Social possui todas as ferramentas necessárias para ajudá-lo a desenvolver a sua marca da melhor forma possível. Conte connosco!

10 vantagens das redes sociais!

Marketing de Influência: O que é?

Marketing e publicidade: Guia completo

10 dicas de marketing nas redes sociais

Agência de comunicação: Guia completo

5 dicas de como criar uma loja online

 

Subscreva A Nossa Newsletter

Não perca todas as novidades sobre o mundo digital!

Mais para explorar

Snaptik
Redes sociais

Snaptik: 20 informações que precisa de saber

  Criadores de conteúdo do TikTok usam o Snaptik pela sua eficiência e praticidade para atividades quotidianas de um influencer. A princípio, o Snaptik virou

Como criar um site grátis no Google Sites (Passo a Passo)
Marketing digital

Como criar um site grátuito no Google Site

O que é Google Sites? Conheça a plataforma que lhe permite a criação de páginas gratuitas, bem como, quais as suas vantagens e desvantagens, como