Como criar uma loja virtual no Instagram Passo a Passo

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Deseja usar as redes sociais para divulgar o seu negócio e aumentar o número de vendas? Confira como criar uma loja virtual no Instagram Passo a Passo.

O Instagram Shop é um destino importante de comércio electrónico, uma grande oportunidade para qualquer marca que queira vender produtos através da rede social e engajar a sua marca.

Com o Instagram Shop, as marcas podem selecionar uma lista de produtos compráveis ​​que podem ser acedidos diretamente através do seu perfil do Instagram – e beneficiar de imensas oportunidades de descoberta de produtos.

Pronto para saber como criar loja no Instagram 2022 e começar a impulsionar as vendas? Aqui está tudo o que precisa saber:

Como criar uma loja virtual no Instagram 2022 – Passo a Passo

Configurar uma  loja no Instagram é mais fácil do que imagina. Aqui está um guia passo a passo para o ajudar a começar:

Como criar página de vendas no Instagram:

1ª Etapa : verifique a sua elegibilidade

Para configurar o Instagram Shop, a sua empresa precisa atender aos seguintes requisitos de qualificação:

  •         Estar localizada num mercado de acordo com as políticas da rede social;
  •         Ter um produto qualificado;
  •         Estar em conformidade com o contrato de comerciante e as políticas de comércio do Instagram;
  •         Possuir um domínio de site no qual pretende vender.

2ª Etapa: Como criar um perfil de loja no Instagram

Antes de criar um perfil de loja no Instagram, precisará de mudar para uma conta comercial ou de criador de conteúdo. Siga estas etapas para converter a sua conta:

  •         Aceda ao perfil na rede social, selecione o menu com três pontos, depois clique em configurações, de seguida em “conta”, depois clique em “mudar conta pessoal para profissional/criador de conteúdo”.

Depois de ter uma conta comercial,  pode adicionar informações comerciais relevantes, como horário de funcionamento, endereço comercial, número de telefone e um link para o seu site.

3ª Etapa: Conecte-se a uma página do Facebook

Em seguida, siga estas etapas para vincular sua conta comercial do Instagram a uma página do Facebook:

  •         Aceda ao perfil do Instagram da sua empresa;
  •         Selecione “Editar perfil”;
  •         Na secção “Informações comerciais públicas”, selecione “Página”;
  •         Escolha uma Página do Facebook das suas Páginas que gostaria de conectar;
  •         Se não tiver uma página do Facebook, selecione “Criar uma nova página do Facebook”;

NOTA: A Loja da Página do Facebook não é necessária, apenas uma Página do Facebook para venda.

4ª Etapa: Como publicar produtos no Instagram

A Loja do Instagram exige que tenha um catálogo de produtos, que é uma lista de todos os seus produtos, inventário e descrições.

Existem três formas de como publicar produtos no Instagram:

          Gerenciador de Catálogos (O método “faça você mesmo” encontrado no Gerenciador de Negócios do Facebook);

          Utilizar o seu próprio site de vendas;

          Parceiro de plataforma de comércio electrónico (uma integração por meio de um de nossos parceiros de plataforma de comércio electrónico certificados, como Mercado Livre ou Shopee).

5ªEtapa: Revisão da conta

Depois de conectar um catálogo de produtos ao seu Instagram, precisará de enviar a sua conta para análise seguindo estas etapas:

          Aceda ao perfil do Instagram da sua empresa e clique no ícone do menu;

          Selecione “Configurações”;

          Inscreva-se para fazer compras;

          Siga as etapas para enviar a sua conta para análise;

          Visite “Compras” em suas “Configurações” a qualquer momento para verificar o seu estado.

OBSERVAÇÃO: as revisões da conta geralmente demoram alguns dias, mas às vezes podem demorar mais.

Algumas empresas podem ser notificadas de que são necessárias informações adicionais para provar a propriedade do domínio do seu site. Se receber essa notificação, siga estas etapas para concluir um processo de verificação de domínio e enviar a sua conta para análise.

6 ªEtapa: Ativar o Instagram Shopping – Como funciona loja no Instagram?

 Depois de que a sua conta for aprovada, poderá ativar os recursos de compras:

          Aceda ao perfil do Instagram da sua empresa e clique no ícone do menu.

          Selecione “Configurações”.

          Clique em “Negócios” e depois em “Compras”.

          Selecione o “catálogo de produtos” que deseja conectar à sua conta.

          Selecione “Concluído”.

OBSERVAÇÃO: se não vir a opção Shopping nas suas configurações, a sua conta provavelmente ainda está em análise ou não foi aprovada para o Instagram Shopping.

A sua loja do Instagram aparecerá automaticamente na sua página de perfil do Instagram. Quando os utilizadores clicarem no produto que desejam adquirir, os mesmos serão redirecionados para a página de vendas.

Como usar o Instagram para vender

Depois de configurar a Loja do Instagram, um novo botão “Visualizar loja” aparecerá na página de perfil do Instagram da sua empresa.

A partir daqui, os utilizadores poderão percorrer pelos seus produtos, clicar para saber mais e fazer compras.

Também poderá começar a marcar os produtos nos seus post’s de feed, Instagram Stories, vídeos IGTV, Reels, Guias e transmissões ao vivo – abrindo assim imensas oportunidades de comércio!

Além disso, as empresas com uma loja no Instagram podem adicionar um link “deslizar para cima” que direcione os espectadores para a sua loja – mesmo que ainda não tenham 10 mil seguidores.

Configurar uma loja no Instagram é um bom primeiro passo quando se trata de fazer vendas para o seu negócio no Instagram .

No entanto, configurar uma loja no Instagram não é um ingresso garantido para o sucesso – precisa também de considerar a sua estratégia de conteúdo.

Usar uma ferramenta de planeamento e agendamento do Instagram é uma das melhores maneiras de antecipar sua estratégia, identificar oportunidades para fazer vendas e analisar seu desempenho – tudo num painel fácil de usar!

Como funciona o Instagram Market Place

Como funciona o Instagram Market Place? O Instagram Shopping, e Market Place, é um recurso que permite vender pelo próprio aplicativo. Para isso, é usada uma nova aba no feed da página, com o ícone que imita um “saco de compras”. Nesse espaço, é possível colocar os produtos que estão à venda e informar o preço deles numa etiqueta de compras.

Enquanto que o Instagram se esforça para crescer em popularidade entre utilizadores existentes e potenciais, como qualquer outra plataforma, ele ganha com quaisquer novos recursos que adiciona à sua plataforma. O Instagram receberá uma “taxa de venda” pelos seus serviços.

A quantidade ou percentagem ainda não foi divulgada, mas por mais ou menos que seja, será importante para futuros desenvolvimentos e inovações do Instagram.

Como publicar produtos no Instagram?

Há algumas opções diferentes aqui. Pode inserir todos os produtos manualmente no gerenciador de negócios do Facebook ou integrar um banco de dados de produtos pré-existentes de uma plataforma de comércio eletrónico certificada.

Vamos percorrer cada opção de criação de catálogo passo a passo.

Opção A: Gerenciador de Catálogo de Negócios do Facebook

  1. Conectado à sua conta do Facebook Business, vá para o Gerenciador de Comércio.
  2. Clique em Começar e selecione Criar um Catálogo.
  3. Selecione E Commerce (produtos) e clique em próximo.
  4. Selecione como deseja adicionar itens ao seu catálogo: neste caso, escolha Carregar informações do produto.
  5. Atribua este catálogo à sua conta do Business Manager.
  6. Digite um nome para o seu catálogo.
  7. Clique em Criar.
  8. Volte ao Gerenciador de Comércio e selecione o seu catálogo.
  9. Abra a guia Catálogo e procure “Itens”.
  10. Selecione “Adicionar itens”, depois Adicionar manualmente e pressione próximo.
  11. Carregue uma imagem do seu item — deve ter pelo menos 500 x 500 pixels.
  12. Insira um nome, descrição e outros detalhes. Seja específico para que os mestres do SEO possam ajudar os compradores a encontrar seus ótimos produtos.
  13. Na seção Categoria do item, selecione sua categoria específica.
  14. Em Criar variantes, adicione tamanhos ou cores diferentes, se desejar.
  15. Quando terminar, clique em concluir ou em Adicionar outro item e volte ao passo 12.

Opção B: Integrar um banco de dados de comércio eletrónico

  1. Vá para o Gerenciador de Comércio.
  2. Abra a guia Catálogo e vá para Fontes de dados.
  3. Selecione “Adicionar Itens”, clique onde diz “Plataforma de Parceiro” e pressione próximo.
  4. Selecione a sua plataforma preferida.
  5. Siga o link para o site da plataforma do seu site de vendas ou site parceiro e siga as etapas para conectar a sua conta ao Facebook.

Porque não consigo colocar música no Instagram comercial?

Caso a sua conta no Instagram seja do tipo comercial, não tem acesso permitido à biblioteca de músicas licenciadas, por isso, pode acontecer não conseguir colocar músicas nas suas publicações e stories com as ferramentas do Instagram.

No caso, pode utilizar outras redes sociais como o Tik Tok para produzir conteúdo e depois fazer um repost no Instagram.

De acordo com a rede social:

“Muitas contas têm acesso à nossa biblioteca de músicas licenciadas, mas algumas contas comerciais não têm. Isso acontece porque os nossos acordos com detentores de direitos têm o objetivo de permitir o uso pessoal e não comercial de músicas. Fornecemos acesso à Coleção de Sons para as contas que não têm acesso à nossa biblioteca de músicas licenciadas.”

Mas, caso prefira fazer isso pela rede social, a dica aqui é converter conta comercial Instagram para criador de conteúdo.

Como criar posts de compras no Instagram

Confira a seguir como criar posts de compras no Instagram:

  •         Carregue uma foto como se fosse um post normal – dê um “up” com legenda, efeitos e filtros como achar melhor.
  •         Clique em Marcar produtos e, em seguida, toque na foto onde deseja que a marcação apareça.
  •         Escreva  o nome dos produtos que deseja marcar. (Observação: isso deve corresponder aos nomes no seu catálogo de produtos).
  •         Selecione o seu produto e clique em Concluído.
  •         Clique em Compartilhar para publicar sua primeira publicação comprável no seu feed!
  •         Pode marcar até cinco produtos por publicar – isso vale para publicações de vídeo também.

As publicações “compráveis” ​​do Instagram apresentarão um ícone de “saco de compras” no canto inferior esquerdo. Todos os produtos que sua conta marcou aparecerão em seu perfil na guia Compras.

Como criar Stories de compras no Instagram

  •         Use a função Stickers para marcar um produto na sua história do Instagram.
  •         Carregue ou crie o seu conteúdo para sua história como de costume e, em seguida, clique no ícone de “adesivo” no canto superior direito. Encontre o adesivo do produto e, a partir daí, escolha o produto aplicável no seu catálogo.

Dica: pode personalizar o adesivo do seu produto para combinar com as cores da sua história.

Como anunciar produtos no Instagram?

Impulsione uma publicação do Instagram Shop que já criou ou crie um anúncio do zero no Gerenciador de Anúncios usando as tags de produto do Instagram. Fácil!

Anúncios com tags de produtos podem direcionar para seu site de comércio eletrónico ou abrir o Instagram Checkout caso tenha essa funcionalidade. Para exibir anúncios do Shopping, precisa de configurar o seu catálogo de compras do Instagram.

A maneira mais fácil de começar a anunciar no Instagram é promover uma das suas publicações existentes no Instagram. Isso é semelhante à opção Boost Post do Facebook.

Se tem uma publicação com bom desempenho em termos de engajamento, promovê-la no aplicativo é um método rápido e fácil de aumentar o sucesso da publicação e mostrá-la para novas pessoas que ainda não o estão seguindo.

Precisará de ter uma conta comercial ou de criador de conteúdo no Instagram para fazer isso. Também precisa de ter uma página comercial do Facebook conectada à sua conta do Instagram.

Passo a passo:

  •         Selecione a publicação do produto que deseja anunciar, depois clique em “Promover”;
  •         Deverá escolher o seu público-alvo, destinar, orçamento e duração preferidos para a exibição do seu anúncio.

O seu anúncio será revisto e aprovado pelo Facebook. Assim que for publicado, certifique-se de monitorar os resultados do seu anúncio na guia Promoções do seu perfil do Instagram.

Como colocar etiqueta de preço no Instagram?

Veja como colocar etiqueta de preço no Instagram:

  1.       Inicie a aplicação do Instagram no seu telemóvel ou tablet. Procure o ícone que tem uma câmera branca sobre um fundo multicolorido na tela inicial ou no menu da aplicação.
  2.       Certifique-se de atender aos requisitos para ativar o Instagram Shopping. Deve ter um perfil comercial e um catálogo de produtos.
  3.       Toque no sinal de mais “+” para criar uma nova publicação. Isso está na parte inferior da tela.
  4.       Adicione uma foto ou vídeo. Toque em “Galeria” para encontrar no seu telemóvel ou tablet ou clique em Foto ou Vídeo para capturar um. Clique na foto ou vídeo para adicioná-lo.
  5.       Selecione vários para adicionar mais.
  6.       Edite a foto ou o vídeo e clique em Avançar. Toque nas opções na parte inferior para adicionar filtros e ajustar a foto ou o vídeo.
  7.       Clique em “marcar produtos”. Está perto do topo, logo abaixo de “marcar pessoas”.
  8.       Toque na foto. Todos os produtos da sua loja do Facebook aparecerão.
  9.       Toque num produto para selecioná-lo. Pode selecionar vários produtos (até 5 para uma publicação de imagem única). Use a barra de pesquisa na parte superior para encontrar produtos por nome.
  10.      Mova a etiqueta para o local correto na imagem. Clique e arraste para mover uma etiqueta.
  11.      Clique em Concluído no canto superior direito.
  12.      Termine a publicação e toque em Compartilhar. Adicione uma legenda ou um local, se desejar.

Como inserir biografia para loja virtual no Instagram?

Quando falamos de biografia, não nos estamos a referir a todos os diferentes elementos que compõem seu perfil do Instagram. Nesse caso, referimo-nos ao texto de 150 caracteres dentro do seu perfil.

Quais as informações que deve incluir na sua biografia para loja virtual no Instagram?

No seu perfil, uma biografia para loja virtual no Instagram pode não parecer muito diferente da biografia de qualquer outra empresa. No entanto, existem algumas diferenças importantes.

Como uma empresa de comércio eletrónico, o objetivo da sua biografia do Instagram é atrair clientes para sua loja online e aumentar as vendas. Aqui está o que recomendamos incluir em sua biografia de comércio eletrónico:

  1.       Imagem/logotipo do perfil da marca

A sua foto de perfil é uma das primeiras coisas que as pessoas veem. Mesmo antes de chegarem à sua página, em pesquisas de utilizadores pode ser a primeira vez que o vêem.

Nesta fase, é fundamental criar reconhecimento de marca. Se os seus clientes estão à procura dos seus produtos, quer ter a certeza de que eles têm a página certa, não uma página com um nome semelhante ou a página de um concorrente. A melhor maneira de fazer isso é garantir que sua imagem de perfil contenha um logotipo ou elemento de marca reconhecível.

Certifique-se que a sua imagem de perfil seja de alta qualidade. O Instagram recomenda 110 x 110 pixels como o tamanho perfeito da foto do perfil. Depois de adicionar a sua imagem na sua plataforma, verifique se ela está cortada corretamente para que nenhum dos elementos importantes falte.

  1.       Nome de utilizador e do perfil

Quando os clientes estão à procura do seu perfil no Instagram,  o seu nome de utilizador é provavelmente uma das primeiras coisas que eles tentarão na barra de pesquisa. O seu nome de usuário também faz parte do URL do seu perfil (por exemplo, www.instagram.com/sandys-sandals). Tente garantir que seja consistente em todas as plataformas de mídia social para que os seus clientes possam encontrá-lo facilmente.

Idealmente, o seu nome de utilizador deve ser o nome da sua empresa, se estiver disponível. Se o nome da sua empresa não estiver disponível, tente adicionar um traço, hífen ou a palavra “oficial” ao final do nome.

  1.       Rótulo da categoria

Já notou como algumas biografias de loja no Instagram têm as palavras “Site de comércio eletrónico” logo abaixo do nome da empresa? Essa é uma ótima maneira de mostrar às pessoas que a sua empresa tem um componente de comércio eletrónico assim que elas acedam à sua página.

Para ter sucesso no comércio electrónico no Instagram, precisa entender a percurso do seu comprador. Alguns compradores estão entusiasmados e prontos para comprar no momento em que chegam às suas redes sociais. Trata-se de encontrar os seus clientes em potencial onde estiver.

  1.       Localização

Se a sua localização ou região geográfica for relevante para sua marca e base de clientes-alvo, inclua-a na sua biografia do Instagram. Isso é especialmente importante se possuir uma loja física além de sua loja de comércio eletrónico, pois pode utilizar a sua biografia para especificar o horário da sua loja e ajudar as pessoas na sua área a localizá-lo com mais facilidade.

  1.       Texto de corpo

O corpo da sua biografia é usado para destacar informações essenciais sobre seu negócio de comércio electrónico. É a sua oportunidade de colocar a sua proposta de valor na mesa e apresentar-se ao seu público.

Comece informando os seus clientes sobre o produto ou serviço que oferece. Para simplificar, pode usar seu lema ou slogan para resumir quais os tipos de produtos que o seu negócio online vende.

Precisa de CNPJ para vender no Instagram?

A maior parte dos perfis de loja no Instagram precisam ter CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), mas há contas que podem vender como Pessoa Física (CPF) tranquilamente.

Por exemplo, se pretende realizar vendas de produtos usados ou de produção própria que não tenha uma mensalidade muito alta, poderá continuar como Pessoa Física, já que não haverá a exigência de Nota Fiscal.

O mesmo acontece para quem vende ou finaliza as suas formas de pagamento de produtos no Instagram por plataformas e-Commerce, as quais possuem um limite de vendas para Pessoa Física, caso ultrapasse o limite a mesma solicita o CNPJ.

Portanto, se realiza um número de vendas alto e dependendo do setor, é preciso ter CNPJ para vender no Instagram.

O CNPJ é essencial porque permite a emissão da Nota Fiscal, é um documento utilizado pelos clientes para garantir os seus direitos de acordo com o Código do Consumidor, caso necessário. Além disso, é um documento que possibilita o controle para pagamentos de impostos e taxas tributárias aplicadas pelo país, bem como, declaração de Imposto de Renda. 

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