Como gerir as redes sociais da sua empresa?

Como gerir as redes sociais da sua empresa

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As redes sociais, presentes dentro do ambiente virtual, ou seja, na internet, podem ser entendidas como sites e aplicações de relacionamento entre as pessoas.

É importante realçar que este relacionamento pode ser pessoal, como é o caso de perfis em plataformas como Facebook e WhatsApp, mas também pode ser profissional e b2b, como no caso do LinkedIn e até mesmo do Instagram, que permitem perfis profissionais e de empresas.

Para que servem as redes sociais?

As redes sociais servem para conectar pessoas e empresas, dos mais diferentes nichos e localidades. Através destas, é possível partilhar uma série de informações pessoais e empresariais, além de ser possível partilhar fotos, vídeos, mensagens, textos, entre outros tipos de conteúdo.

Também é através das redes sociais que acontece a troca de mensagens instantâneas.

Vantagens e desvantagens das redes sociais?

As redes sociais podem ser muito vantajosas, tanto no seu uso pessoal, quanto empresarial/profissional. 

Veja as vantagens:

  • Contacto com qualquer pessoa;
  • Partilha de informações importantes sobre uma empresa;
  • Utilização do marketing digital para expandir negócios;
  • Troca rápida de mensagens;
  • Auxilia na compra e venda de produtos;
  • Aproxima familiares e amigos que moram longe;
  • Melhora a interação entre as pessoas;
  • É um bom passatempo;
  • É interessante para as pessoas mais tímidas;
  • Entre outras vantagens.

Como nem tudo é 100% positivo, as redes sociais podem apresentar alguns fatores menos positivos tais como:

  • Exposição em excesso da vida pessoal;
  • Pode promover crises de ansiedade e depressão, por conta da falsa ilusão de que a vida alheia é perfeita;
  • É possível que o indivíduo tenha que lidar com o chamado cyberbullying;
  • Pode promover a procrastinação;
  • Desencadeia dependência em algumas situações; etc.

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Quais são as redes sociais mais utilizadas?

Atualmente, estas são as redes sociais mais utilizadas no mundo: 

como fazer a gestão de redes da sua empresa
como fazer a gestão de redes da sua empresa

Quais são as redes sociais mais utilizadas em Portugal?

Atualmente, o Facebook é a rede social mais utilizada em Portugal. Em segundo lugar, temos o Instagram, seguido pelo WhatsApp e pelo Tik Tok.

O que faz um gestor de redes sociais?

Um gestor de redes sociais é responsável por gerir as mais diversas atividades relacionadas ao marketing digital dentro das redes como Instagram, Facebook, LinkedIn, etc.

O gestor irá trabalhar o relacionamento com os clientes, promover a divulgação de eventos e produtos e garantir que o branding da empresa tenha um bom desenvolvimento. Tudo com o objetivo do crescimento e expansão da marca, seja ela pessoal ou profissional.

Quais são os cuidados a ter com as redes sociais?

Apesar de muitas pessoas utilizarem as redes sociais apenas com conhecidos e familiares, é importante ter alguns cuidados.

Como estamos a referir-nos à rede mundial de computadores, não é qualquer tipo de conteúdo que deve ser divulgado. Fotos muito íntimas e conteúdos que possam ferir a privacidade de alguém devem ser mantidos longe deste tipo de rede.

Além disso, é indispensável manter uma postura respeitosa dentro das redes. Infelizmente, ainda verificamos grandes tendências em comentários agressivos, especialmente quando o conteúdo publicado está relacionado à política, por exemplo.

Portanto, saiba quem vai aceder às suas redes e que irá manter o contacto consigo. Não faça comentários depreciativos ou ofensivos pois pode ser prejudicial para a sua imagem e ainda causar mau-estar e até, mais tarde, processos judiciais. 

Quanto às empresas, o cuidado deve ser ainda maior. Um comentário inadequado já poderá colocar a sua marca a perder. Portanto, esforce-se para manter a credibilidade do seu negócio, e lembre-se de que um profissional de gestão das redes sociais pode ser essencial.

Como gerir redes sociais?

A primeira prioridade é conhecer bem o seu público-alvo. É em função deste público-alvo que iremos trabalhar num calendário editorial bem desenvolvido. Tudo para promover publicações e conteúdos que realmente façam sentido para quem o segue.

Além disso, lembre-se de investir em materiais de qualidade, com boas imagens, vídeos de alta resolução e textos coerentes e coesos. Apenas assim conseguiremos alcançar o engagement dos seus potenciais clientes, expandindo o seu negócio.

Considere ainda investir em anúncios dentro das plataformas, com o intuito de alcançar novos clientes a cada novo dia. 

Mantenha uma boa postura, interaja com os seus seguidores, responda aos comentários e mantenha a regularidade das suas publicações.

Qual a média de valores nas redes sociais?

Quando pensamos em valores de gestão de redes sociais, devemos considerar uma série de fatores. Cada tipo de gestão poderá requerer um pagamento diferente. Portanto, é necessário analisar os packs disponíveis e assim investir naquele que lhe faça mais sentido.

Aqui, na I AM Social, por exemplo, pode encontrar pacotes a partir de 55€ por semana.

O que significa o “dilema” das redes sociais?

O documentário Dilema das Redes Sociais, dirigido por Jeff Orlowski, questiona a importância de discutirmos sobre os pontos negativos envolvidos com a utilização das redes.

Afinal, tal como referimos anteriormente, existe uma série de fatores prejudiciais que as redes sociais podem provocar nos seus utilizadores.

O documentário vale a pena ser visto para que se abra uma discussão sobre o tema.

Mas como cuidar da gestão das redes sociais da sua empresa?

É preciso muita disciplina. Para isso, é necessário entender o seu público, o seu produto ou serviço e assim disponibilizar conteúdos adequados, regularmente. Tudo com o intuito de engajar ainda mais os seus potenciais clientes, expandindo o seu negócio.

Sendo assim, esforce-se para não publicar “qualquer coisa”. Centre-se em publicar o que realmente tem valor e irá agregar valor à imagem do seu negócio.

Caso tenha dúvidas, converse com nossos especialistas em gestão das redes sociais e saiba mais sobre os nossos serviços de gestão de redes sociais.

Conclusão: 

As redes sociais, hoje, fazem parte da vida de quase todas as pessoas do planeta. É através delas que ocorrem conexões, compras e vendas, contratações, entre outras ações que impactam intensamente a vida das pessoas.

Por isso, saber geri-las é fundamental para garantir que o seu negócio chegue às pessoas certas.

Para isso, poderá contar com a nossa equipa! Se pretende gerir as suas redes da melhor forma possível, entre em contacto connosco e tire todas as suas dúvidas. 

Aguardamos o seu contacto!

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