O que significa “impressões” no Instagram?

Impressões no instagram - Tudo o que você precisa saber

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O que significa impressões no Instagram? Confira qual a importância de verificar as impressões, vantagens e como acompanhá-la no seu perfil!

As redes sociais parecem simples quando está a percorrer os posts, mas qualquer um que passou algum tempo no back-end sabe que é tudo menos simples.

Donos de empresas e profissionais de redes sociais têm uma tonelada de dados à sua disposição e, para os não iniciados, pode ser como tentar ler um novo idioma.

Para ajudar a detalhar as coisas, aqui está o que é preciso saber sobre o que significa “impressões” no Instagram e como se diferenciam do alcance e engajamento.

O que significa “impressões” no Instagram?

As impressões no Instagram rastreiam o número de vezes que o seu conteúdo (incluindo histórias e posts) é exibido aos utilizadores na plataforma. Por outras palavras, se alguém está a ver o seu feed e passa pelo seu post, isto é uma impressão.

Isto não rastreia espectadores únicos, mas qualquer espectador. Portanto, se a mesma pessoa passar pelo seu post duas vezes, serão duas impressões – além do alcance que rastreia outros utilizadores poderão ser potenciais seguidores.

As impressões destinam-se a rastrear a conscientização e, em teoria, quanto mais impressões criar ao longo do tempo, mais familiarizado um utilizador ficará com a sua marca. Espera-se que a familiaridade leve este utilizador a tornar-se seguidor e a comprar o seu produto ou apenas ver mais do seu conteúdo.

Como é que as impressões no Instagram diferem do alcance, engajamento e da taxa de engajamento:

Alcance refere-se ao número de utilizadores únicos que viram o seu conteúdo. Engajamento, por outro lado, refere-se a qualquer momento em que alguém (incluindo você) interage com o seu conteúdo. Isso inclui ações como:

  •         Comentários
  •         Partilhas ou salvar/guardar
  •         Gosto
  •         Segue
  •         Mencionar a sua conta
  •         Utilizar hashtags da marca
  •         Clicar numa história ou link
  •         Enviar mensagens diretamente para si

A sua taxa de engajamento mede quantas pessoas viram o seu conteúdo versus quantas interagiram. Por exemplo, se dez pessoas virem o seu post, mas apenas cinco pessoas gostarem, terá uma taxa de engajamento de 50% (ou 0,5).

Pode calcular a sua taxa de engajamento dividindo o seu engajamento total (num único post ou em toda a sua conta) pela quantidade de seguidores, alcance ou impressões. Como calcular? Vai variar de acordo com as suas metas individuais nas redes sociais. 

Como melhorar a sua taxa de engajamento?

Não há uma formula mágica para aumentar o engajamento, mas, no geral, quanto mais ativo for, mais oportunidades dará às pessoas para se envolverem.

Isto pode significar postar com frequência, adicionar perguntas nos seus posts e stories (usar caixa de perguntas no Instagram), fazer uma transmissão ao vivo (live), postar vídeos, reels ou carrossel, escrever regularmente legendas mais longas, postar no melhor horário para o seu público e muito mais.

Há também um elemento de sorte, pois, no fim, são os próprios algoritmos do Instagram que decidem quem vê o quê. Mas quanto mais engajamento os seus posts obtiverem, maior é a probabilidade do algoritmo mostrar os seus posts para mais pessoas.

Qual é a importância das métricas de vaidade?

Dados de redes sociais sobre seguidores, likes, comentários e partilhas são frequentemente descartados como métricas de “vaidade” – números sem sentido que devem ser evitados ao tentar provar o valor da atividade social.

Ao mesmo tempo, estas métricas são a moeda das redes sociais. Como a pessoa responsável pela presença da sua organização nas redes sociais, estas métricas são indicadores críticos para saber se o seu trabalho árduo está a resultar.

E é aqui que está o debate.

Para alguns, o número de likes num post não tem sentido. Para outros, significa tudo.

Todas as métricas sociais são métricas de “vaidade” por padrão?

Não. Mas como os utiliza faz toda a diferença. Vamos entender porque é que estas métricas são importantes e como evitar utiliza-las em vão.

Quando as métricas sociais se transformam em métricas de vaidade?

As métricas sociais transformam-se em métricas de “vaidade” quando as utiliza para o seu próprio ganho, em vez de conectar a atividade social em torno de objetivos reais de negócios.

Só porque seguidores, likes, comentários, retuítes e partilhas são importantes para si como profissional de marketing digital, não significa que tenham a mesma relevância para o resto da sua organização. O CEO não se importa que tenha 50 novos seguidores, ele importa-se se as redes sociais estão ou não a ajudar a alcançar os seus objetivos.

A razão mais comum pela qual estas métricas são rotuladas como métricas de “vaidade” é porque os profissionais de marketing digital reportam-nas isoladamente. Acompanhar o crescimento dos seus seguidores e a taxa de engajamento regularmente é importante, mas os relatórios que partilha com o resto da sua organização precisam contar uma história maior, ou seja, o engajamento do perfil é mais importante do que o número de seguidores.

Como aceder a dados de impressões no Instagram?

Pode obter acesso às análises da sua conta se tiver uma conta comercial do Instagram, que também pode vincular à sua página comercial do Facebook (se tiver uma).

  •         Depois de alterar de conta pessoal para conta comercial no Instagram, vá para a secção “Insights” do seu perfil para visualizar as análises do seu perfil. Aqui verá informações e dados que podem ajudá-lo a melhorar a sua estratégia de conteúdo e avaliar o que está a funcionar e o que não está. 
  •         Clique em “Insights” para visualizar as análises da sua conta comercial.
  •         Além da ferramenta de análise nativa do Instagram, pode baixar uma app como Hootsuite ou Sprout para visualizar dados mais detalhados além do que a análise integrada do Instagram pode fornecer.

Estes programas integrados também podem servir como app de agendamento que auxiliam na publicação e monitorização de comentários e hashtags. No entanto, pode ter que pagar para usar estas app’s, especialmente quando se trata dos seus recursos mais avançados.

Vale a pena acompanhar as impressões do Instagram?

Sem seguidores, não tem audiência. E sem um nível constante de engajamento, os algoritmos de muitas redes sociais começam a trabalhar contra si, tornando mais difícil o seu conteúdo social alcançar este público. Estas métricas literalmente mantêm as redes sociais em bom funcionamento.

Seguidores, partilhas, likes e comentários também representam uma informação valiosa para qualquer empresa: se as pessoas se importam ou não com o que está a dizer.

Quando alguém o segue, está a permitir que a sua marca ocupe espaço no seu feed social cuidadosamente selecionado. Da mesma forma, quando eles partilham um post, significa que o acharam tão valioso que estão dispostos a anexar a sua própria marca pessoal a ela enquanto a repassam. Estas métricas sinalizam que a sua marca está a conectar-se com as pessoas individualmente num fórum público – uma oportunidade que somente as redes sociais podem oferecer.

Estas métricas também permitem que possa ajustar rapidamente a sua estratégia social com base no desempenho em tempo real. Eles podem dizer que tipo de conteúdo está a repercutir, como se compara aos concorrentes e onde deve investir mais recursos.

Portanto, vale a pena verificar as impressões do seu perfil na rede social, pois pode utilizar os dados como parâmetro para criar novas estratégias de conteúdo que aumentem o engajamento e atraiam novos seguidores. 

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