Marketing de Influência: O que é?

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O marketing de influência pode ser entendido como uma estratégia de marketing digital que é feita através de produtores de conteúdo independentes e que são influentes para um público-alvo fiel.

O conceito deste tipo de marketing é fazer com que o público envolvido com o influenciador digital conheça o seu produto, empresa ou serviço e seja influenciado ao ponto de querer consumir a sua marca.

Deste modo, é possível conquistar novos clientes, especificamente e de acordo com o nicho da marca.  Por exemplo, se tem uma loja de produtos naturais, pode contratar influenciadores veganos para os experimentar e falar mais sobre esses seus produtos. 

Assim, o público – que está engajado com este influenciador em especial – pode conhecer a sua marca e, passar a querer comprá-la.

História do marketing de influência

Ainda no século XIX, o marketing de influência começou a acontecer através da venda de panquecas. A recém-lançada marca Aunt Jemima contratou Nancy Green para imprimir a sua imagem nos seus produtos.

A figura carismática de Nancy fez com que, imediatamente, a empresa recebesse mais de 50 mil pedidos de massa para fazer panquecas. Isto fez com que a Aunt Jemima contratasse Nancy para ser a verdadeira porta-voz da marca.

Foi assim que surgiu o primeiro indício de que o marketing de influência teria um enorme poder sobre os consumidores – e por isso é tão requisitado.

Porque é que o marketing de influência continua a crescer?

Precisamente porque cada vez mais as pessoas estão ligadas à internet, acabando por utilizar ferramentas online, como as redes sociais, para comunicar com outras pessoas e também acompanhar os seus ídolos e inspirações.

À medida que o número de pessoas online nas plataformas cresce, também aumenta a quantidade de influenciadores que trabalham diretamente com o marketing de influência.

Trata-se de algo altamente sustentável: todos os dias, novos produtores de conteúdos independentes nascem, crescem e desenvolvem-se.  E assim, surgem novas oportunidades de divulgação de marcas, produtos e serviços.

Porque é que o marketing de influência cresce em Portugal?

A premissa é a mesma que já referimos. Quanto mais pessoas estiverem online, e quanto mais utilizadores houver a produzir conteúdo online, maiores serão as possibilidades do marketing de influência funcionar para as mais diversas áreas.

Isto abre um mercado que se expande e que se desenvolve a cada dia.

Como beneficiar do marketing de influência?

Antes demais, é fundamental conhecer muito bem quem é o seu público-alvo. Ou seja, não faz sentido investir em qualquer influenciador quando queremos ter bons resultados na aplicação do marketing de influência. Se for feito um investimento aleatório, a probabilidade de ser ignorado pelo público é enorme.

Por isso, saiba quem são os seus potenciais clientes. Descubra qual tipo de conteúdo que gostam de consumir e quais as interações que costumam fazer nas redes sociais.

A partir deste conhecimento, já poderá selecionar uma lista de influenciadores que possam, de facto, divulgar o seu produto ou serviço de forma consistente. E assim, atingir o público certo para que possa ser visto por quem realmente possa vir a ter interesse no que tem para oferecer.

Voltando ao nosso exemplo de loja de produtos naturais, poderá contactar influenciadores que abordam uma vida saudável, qualidade de vida, bem-estar, saúde, etc. A partir daí, torna-se viável divulgar os seus produtos para um público fiel e com grandes probabilidades de conversão.

Marketing de Influência e as redes sociais

As redes sociais são as principais aliadas do marketing de influência. Como mencionámos no decorrer deste artigo, é nas redes sociais que encontramos os produtores de conteúdo independentes. 

É também nas redes sociais que têm um público maior e mais convertido. Por isso, investir nestes influenciadores dentro das redes sociais é o mesmo que garantir que um público maior vai encontrar informações sobre a sua empresa ou a sua marca.

Quem são os “influencers”?

Os influencers, como o próprio nome indica, são profissionais que “influenciam” pessoas. Ou seja, possuem um grande público fiel e são capazes de expor marcas e opiniões que geram comportamentos nos seus seguidores.

Claro que um influenciador não tem total poder sobre o que os seus seguidores fazem ou deixam de fazer, mas, ao mesmo tempo, possuem um alto poder de influenciar uma pessoa a optar mais por uma marca do que por outra.

Isso porque as pessoas gostam de ouvir opiniões e consumir produtos e serviços que já tenham ouvido falar. Existe um outro nicho que valoriza a premissa do “quem não é visto não é lembrado”: Se os influenciadores falam de si, a sua empresa é mais vista e tem mais notoriedade. 

Assim, mesmo que o influenciador não tenha poder sobre a ação das pessoas que o seguem, falar sobre uma marca poderá instigar o seu público a adquiri-la, especialmente quando estiver em dúvida com mais de uma opção do mesmo segmento.

Porque deve investir no Marketing de Influência?

Simplesmente porque há grandes oportunidades de alcançar um público bem focado, e assim, aumentar a faturação e os resultados do seu negócio.

Como criar uma campanha eficiente de Marketing de Influência?

É necessário seguir alguns passos importantes, como por exemplo:

  • Entender quem é o seu público-alvo.
  • Encontrar influencers engajados com o seu público-alvo.
  • Estabelecer o tipo de marketing que será feito, por permuta, pagamento, etc.
  • Investir na divulgação dos produtos certos, e da forma correta (em vídeo, texto, foto, etc.).
  • Analisar as métricas dos resultados e reinvestir se possível.

Inicialmente, pode parecer algo simples, mas é necessário muito conhecimento técnico e planeamento. Por isso, uma empresa que trabalhe com marketing de influência é uma ótima mais valia.

Como contratar uma empresa de Marketing de Influência?

Hoje, existem agências de marketing de influência que atuam como verdadeiras “pontes” entre o produtor de conteúdo e as marcas.

A I AM Social, por exemplo, pode ajudá-lo no desenvolvimento do seu marketing de influência, proporcionando-lhe um planeamento mais eficiente e que trás resultados acima da média.

Contacte os nossos especialistas para saber mais e invista neste modelo de marketing digital que cresce a cada dia!

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