Marketing Digital: Guia Completo 2022

Marketing Digital Guia Completo 2022

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O marketing digital pode ser percebido como a promoção de produtos, marcas ou serviços, que acontecem pelo meio virtual. 

É através dos mídias digitais como: blogs, redes sociais e e-mail marketing, que a empresa comunica com o público de forma direta, anunciando e divulgando os seus produtos ou serviços. 

 

História do Marketing Digital

Ao pensarmos em marketing digital, podemos contar a história da seguinte forma:

Foi a partir da década de 90 que a internet “explodiu” numa grande onda de crescimento denominado como o período da Web 1.0, foi nesta época que a internet e as suas ferramentas foram, aos poucos, tornando-se mais acessíveis.

No mesmo período surgiu o Google, assim como outros motores de busca. Nessa época, o termo Marketing Digital começou a ser utilizado.

Mais tarde, quando o primeiro anúncio foi publicado, em 1993, a internet tinha aproximadamente 120 sites online. Porém, nos anos 2000, a internet já contava com mais de 17 milhões de sites.

Sendo assim, estes foram os primeiros passos do marketing digital que conhecemos hoje.

Vantagens do Marketing Digital

São várias as vantagens que o marketing digital pode promover para si e para a sua empresa. São estes:

  • Interatividade: As pessoas conseguem interagir com a sua marca.
  • Agilidade: É um dos benefícios do marketing digital que pode gerar vendas.
  • Análise e mensuração: As empresas têm uma carta na manga muito importante: podem mensurar e acompanhar o desempenho das suas marcas online.
  • Segmentação: Por meio dos anúncios certos, é possível segmentar de maneira efetiva o seu processo de divulgação.
  • Diversas estratégias diferentes: Hoje, existe uma infinidade de ferramentas e estratégias que auxiliam na aproximação com o público-alvo.

O Marketing Digital funciona para todas as empresas?

Na realidade, essa questão é bastante complexa. Podemos dizer que sim, todas as empresas podem usufruir dos benefícios do marketing digital, mas, para isso, precisam de estar “prontas”. 

Noutras palavras, nem sempre a empresa estará preparada para colocar a “mão na massa” e investir numa boa campanha. Nestes casos, o resultado pode ser pouco satisfatório.

Por isso, conhecer esse universo é um passo fundamental para tomar boas decisões e grandes resultados.

Principais Estratégias de Marketing Digital

Atualmente, existem uma série de estratégias de marketing digital que podem ser usadas. Conheça algumas delas:

  • Inbound Marketing: Focado em promover a empresa para novos clientes por meio de podcast, post blog, vídeos, entre outros.
  • Marketing de Conteúdo: Trabalha com a premissa de fidelizar os clientes por meio de materiais informativos e ricos, aumentando a autoridade da marca.
  • SEO (search engine optimization): Otimização de conteúdos para os motores de busca.
  • Links Patrocinados: Links em forma de anúncio pago que aparecem no topo da pesquisa nos motores de busca.
  • Mídias sociais: Redes sociais.
  • Mídia Display: Anúncios feitos em forma de banners, divulgados em sites diversos.
  • E-mail Marketing: Sequência de e-mails persuasivos com foco em vendas ou aproximação com os clientes. 

Como fazer um bom plano de marketing digital?

Para fazer um bom plano de marketing digital é necessário considerar alguns passos essenciais.  Referimos alguns deles abaixo, para que possa iniciar o seu novo plano de divulgação da sua marca, produto ou serviço:

  1. Defina quais objetivos deseja alcançar com o seu plano de marketing: Quer aumentar as vendas? Fortalecer a sua marca? Anunciar alguma campanha específica da qual a sua empresa faz parte? Aumentar o seu leque de clientes em 10 ou 20%? Faça uma análise da sua realidade e defina os seus objetivos a partir disso.
  2. Saiba quem é o seu público-alvo: Pode pesquisar e encontrar o seu público-alvo, caso ainda não o tenha. Se já tiver, deverá alinhá-lo de acordo com o que pretende fazer na sua campanha.
  3. Defina as suas estratégias e os canais de marketing digital: Sabe onde estão os seus clientes? Se não, este é um bom momento para analisar isso. Desta forma consegue definir a melhor estratégia para quem quer atingir, pois existem públicos mais presentes nas redes sociais, outros mais presentes nos mecanismos de pesquisa, alguns estarão em sites, visualizando os anúncios que circulam em banners, etc. Assim, deve ter em mente quais estratégias que deverá usar e em que canais de marketing digital.
  4. Capacite a sua equipa: A sua equipa precisa perceber de métricas, persuasão, design e outros fragmentos que envolvem uma boa campanha de marketing digital. Desse modo, precisa de investir nesse desenvolvimento ou contratar uma agência que já possui as ferramentas e competências necessárias.
  5. Análise do conteúdo que será divulgado: Além de seguir os passos acima, lembre-se de que é preciso analisar, com muito cuidado, quais serão os conteúdos veiculados para atingir os objetivos do seu plano de marketing. Nesta etapa, ter acesso a um diretor de arte e copywriter são muito bem-vindos. Considere este investimento para produzir uma campanha efetivamente enriquecedora.
  6. Divulgação e acompanhamento das métricas: Antes de iniciar a distribuição da sua campanha de marketing digital, defina como acontecerá o acompanhamento das métricas. Assim saberá o que deve ser analisado, quando e como. Consequentemente, é mais fácil realinhar algumas coisas quando necessário.

Quais são os cuidados necessários para ter uma boa estratégia de Marketing Digital?

Seguir os passos que referimos acima é fundamental, pois apenas dessa forma é que se torna viável atingir verdadeiramente, o público-alvo.

Qual o papel do Marketing Digital para uma empresa?

Trazer novos clientes e impulsionar a marca nos meios digitais. Por vezes, o marketing digital tem o objetivo de expandir o negócio de uma forma mais afetiva, fazendo com que a marca, de uma maneira mais humanizada, faça parte do quotidiano dos clientes. Noutros casos, o intuito é aumentar apenas as vendas, como ocorre em datas específicas, com promoções e anúncios de vendas.

Como funciona uma agência de marketing digital?

As empresas de marketing digital funcionam como especialistas em promover e impulsionar marcas, produtos ou serviços, diretamente na internet. Numa agência de marketing digital encontra uma série de profissionais capacitados para diversas áreas, como design, redação, copywriting, entre outros.

Cada profissional fica responsável por uma etapa do desenvolvimento da campanha, viabilizando uma divulgação eficiente da marca, produto ou serviço.

Resumindo, basta entrar em contato com uma agência, como a I Am Social e apresentar os seus objetivos, que podem ser vender mais, fechar mais contratos, divulgar uma campanha… Em seguida, será desenvolvido um plano com os dados, fundamentando toda a campanha que será cumprida mais tarde.

Como contratar uma agência de marketing digital em Portugal?

Para contratar uma agência de marketing digital em Portugal basta entrar em contato com a nossa agência I Am Social!

Estamos preparados para o/a receber auxiliar no objetivo de atingir novos patamares e resultados com a sua empresa. Conte connosco!

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