Conhece a diferença entre marketing e publicidade? Se ainda não, este é um bom momento para saber mais sobre este tema e assim fazer escolhas mais assertivas para a divulgação do seu negócio!
Neste artigo tiramos todas as dúvidas sobre este assunto, proporcionando-lhe um maior conhecimento. Saiba como…
O que é marketing?
O marketing pode ser entendido como uma estratégia empresarial na qual criamos valor para satisfazer os desejos trazidos pelo mercado consumidor. Esta estratégia desenvolve produtos, serviços e ideias que venham a despertar o interesse do público.
Em outras palavras, é através do marketing que criamos proximidade com o mercado consumidor, estando atentos ao que ele deseja e criando formas de impactá-lo ao ponto de o mesmo desejar consumir determinado produto.
Para isso, é necessário encontrar a “dor” do consumidor e, através do marketing, apresentar a solução para aquela dor – fazendo com que o indivíduo compre um determinado produto ou serviço solucionador.
O que é publicidade?
A publicidade, por sua vez, é uma atividade que caminha “de braço dado” com o marketing. No entanto, é responsável por fazer uma difusão pública de determinada marca, empresa, serviço ou produto.
A publicidade pode ser entendida como uma “propaganda” ou um “comercial”, na qual é feita a divulgação de ideias, serviços, produtos e afins, para instigar o público a tomar decisões de compra.
Assim, a publicidade está focada em criar anúncios e atrair novos consumidores, enquanto o marketing envolve-se, inclusive, com o público interno.
Quais são os principais objetivos da publicidade?
O principal objetivo da publicidade é, justamente, atingir o público-alvo da empresa, incentivando-o a comprar ou adquirir determinado serviço.
Assim, podemos dizer que a publicidade está focada em converter e gerar vendas, através de anúncios segmentados.
Quais são os principais objetivos do marketing?
O principal objetivo do marketing é identificar os desejos do mercado consumidor para criar valor e desenvolver um bom relacionamento com o cliente.
Assim, mais tarde entram as estratégias de publicidade que têm o objetivo de vender algo. Mas primeiro quem trabalha é o marketing: construindo a relação, a notoriedade, o desejo de compra, etc.
O que é publicidade comercial?
A publicidade comercial pode ser entendida como uma peça publicitária que tem como objetivo anunciar uma marca, produto, serviço ou uma empresa. É através da publicidade comercial que se faz um “esforço promocional” para que determinado serviço ou produto venha a ser adquirido pelo público.
O que é publicidade institucional?
A publicidade institucional não se refere a um produto ou serviço específico, mas sim, a uma instituição. Deste modo, o objetivo da publicidade institucional é a disseminação de ideias, com foco em influenciar as pessoas sobre determinada ideologia, ideia, conceito, opinião, etc.
Como consequência, é possível provocar mudanças na imagem que a instituição passa para a sociedade, além de motivar comportamentos que são desejados pela empresa.
É o caso de corporações que divulgam campanhas contra os maus tratos aos animais. Por exemplo: estas instituições vendem a sua imagem, o facto de serem contra os maus tratos e ainda induzem as pessoas a refletirem sobre as suas ações, aderindo à ideia da campanha.
Por outras palavras, é uma publicidade focada em promover o crescimento de uma cultura, ideia ou comunidade.
Este tipo de publicidade pode acontecer em diversos sectores do mercado.
Qual a diferença entre marketing e publicidade?
A publicidade foca-se em novos clientes. Para isso, são desenvolvidas campanhas publicitárias com o intuito de atrair novos consumidores para uma determinada marca ou empresa.
Em contrapartida, o marketing também está focado no público interno da empresa, ou seja, o marketing trabalha a relação com a audiência já estabelecida, criando um vínculo maior que venha a fidelizar os clientes que já fazem parte do grupo de consumidores.
Ambas as estratégias acima precisam caminhar lado a lado para que um público possa ser impactado positivamente e, assim, se mantenha consumidor de uma determinada marca ou empresa.
Como funciona uma gestão de anúncio publicitário?
A gestão de anúncio publicitário deve ser desenvolvida por um gestor de tráfego que seja especialista no tema.
Assim, poderá medir os resultados e sempre reestruturar os anúncios de acordo com o desempenho de cada um.
Se fôssemos refletir sobre o passo a passo, consideraríamos os seguintes factores:
- A empresa fornece a conta de anúncios para o gestor, que pode ser no Facebook, YouTube, Google Ads, etc.
- O gestor, juntamente com o cliente, analisará os objetivos da empresa, com o intuito de elaborar anúncios que possam atingir estas metas.
- Em seguida, o gestor usará as ferramentas certas para desenvolver os anúncios e, depois da aprovação do cliente, colocá-los para “navegar” na internet.
- À medida que os anúncios vão mostrando o seu desempenho, este gestor analisa os resultados e o custo-benefício de cada um. Como consequência, pode aprimorar alguma ideia, descartar outra, incluir algo novo, etc.
Deste modo, se fôssemos resumir a gestão de um anúncio publicitário poderíamos descrever da seguinte maneira:
- Estratégias de anúncios: É o ponto de partida do gestor. Aqui deve conhecer a empresa e os seus objetivos.
- Criação dos anúncios: Os anúncios são criados consoante as informações fornecidas.
- Análise dos anúncios: É feita a análise de desempenho de cada anúncio.
- Otimização dos anúncios: Otimiza-se os anúncios, aprimorando-os ou descartando-os.
Contar com um gestor de tráfego experiente é fundamental para que as etapas acima sejam bem executadas e haja êxito no resultado. Conte com a I AM Social para atingir os seus objetivos com excelência!
Como encontrar boas empresas de marketing e publicidade?
É necessário saber procurar uma empresa que tenha os atributos necessários para construir um plano de marketing e publicidade adequado à sua empresa.
Aqui na I AM Social, por exemplo, nós contamos com uma equipa completa, com profissionais focados no marketing e na publicidade do seu negócio.
Tudo isto com o objectivo de crescimento e desenvolvimento da sua marca. Para saber mais sobre os nossos serviços, solicitar um orçamento ou tirar alguma dúvida, entre em contacto connosco!
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