10 dicas de marketing nas redes sociais

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O marketing nas redes sociais é, sem dúvidas, um factor importantíssimo para conseguir vender mais. No entanto, fazer isto de forma inteligente e orquestrada é tão importante quanto qualquer outra estratégia de vendas na sua empresa.

Neste artigo, veja 10 dicas práticas de marketing digital e veja como a divulgação em redes sociais pode ser o seu passaporte para vender mais – e pode já começar a partir de hoje!

Acompanhe!

  1. Entenda a dor do seu público.
  2. Interaja com sua audiência.
  3. Crie pontos de abordagem a partir das dúvidas da audiência.
  4. Evite posts engessados, estes devem servir para quebrar a rotina (como datas comemorativas).
  5. Desenvolva uma linguagem própria.
  6. Quebre o padrão das pessoas.
  7. Faça pedidos (chamadas para ação).
  8. Não deixe que as leads escapem.
  9. Use os recursos de anúncios online.
  10. Seja atual e orgânico.

A seguir, veja cada uma dessas dicas na prática.

1- Entenda a dor do seu público

Antes de fazer qualquer tipo de publicação através do social marketing, precisa de considerar o seu público. Ou seja, veja-o e entenda tudo o que consegue fazer sobre ele. Esta será a sua maior fonte de inspiração, informações e estratégias para aproveitar todo o poder das redes sociais a favor do seu negócio.

Ao entender a dor do seu público, poderá falar diretamente com ele e ajudá-lo a curar essa dor. Por isso, faça um plano de marketing digital nas redes sociais a partir de posts que solucionem micro-problemas.

Por exemplo, se está a vender o serviço de eletricista, ensine o seu público a compor alguma coisa em casa ou a economizar energia.

2- Interaja com a sua audiência

O marketing digital de redes sociais é fundamental para criar relações. Afinal, a rede social é sobre isso: relacionamentos. Portanto, é preciso ser uma marca ativa nas redes sociais. Não deixe a sua audiência a falar sozinha. Responda a toda a gente e tente criar uma conversa agradável.

Muitas vezes é a partir de uma resposta que terá ideias de inúmeras outras publicações. Além disso, a partir de uma resposta, várias outras pessoas também podem ter alguma dúvida resolvida. Afinal, se é dúvida para uma pessoa, pode ser dúvida para várias.

3- Crie pontos de trabalho a partir das dúvidas da sua audiência

A dica 3 está totalmente relacionada com a dica 2. Ou seja, a partir das dúvidas da audiência nas redes sociais, pode desenvolver ideias de publicação. Logo, o seu marketing nas redes sociais será mais efetivo, uma vez que haverá conexão direta.

4- Evite posts engessados

Ao evitar posts engessados, deixa a sua rede social mais limpa e direta ao ponto. Ou seja, não precisa criar dezenas de posts a dar os parabéns ou a lembrar todas as datas comemorativas do dia. Isto não é obrigatório.

Use apenas as datas que se aproximem ao seu negócio. São uma ótima forma de quebrar com os temas habituais. Mas não há necessidade de dispersar o conteúdo com posts comemorativos que não se relacionem com o seu negócio sobretudo de forma exagerada.

5- Desenvolva uma linguagem própria

Já parou para pensar no quanto a linguagem é importante para o marketing nas redes sociais? Ou seja, o modo como comunica e se relaciona com a sua audiência. Isto faz toda a diferença a longo prazo, pois vai gerar uma identidade fantástica e a audiência vai logo saber que é sua empresa naquele post.

Crie um estilo de comunicação, escolha um tom de voz adequado para o seu negócio e tente construir uma identidade a partir da escrita e da fala em vídeos.

6- Quebre o padrão das pessoas

Outra dica de marketing nas redes sociais é a quebra de padrão nos posts que faz. Ou seja, tente fazer posts diferentes e que gerem algum tipo de “desconforto” em quem está a fazer scrol no feed de notícias.

As pessoas que estão a deslizar pela linha do tempo não estão interessadas em interagir com o seu post. Apenas o farão se forem “provocadas” a este ponto.

Utilize imagens diferentes, camadas totalmente “fora de contexto” e coisas do tipo. Isto ajuda a quebrar o padrão da linha do tempo e vai chamar atenção.

7- Faça pedidos (chamadas para ação)

Nunca deixe de pedir coisas à sua audiência. Fazer pedidos é importante para capturar contactos ou chamar as pessoas para algum link, página, etc. Cada post deve ser único e deve gerar alguma ação da sua audiência.

8- Não deixe os seus leads escapar

Cada pessoa que passa pelo seu post na rede social é uma pessoa potencial para se transformar num cliente. Afinal, se fizer o tpc de encontrar uma audiência segmentada e qualificada, cada lead será importante.

Peça a subscrição de e-mails, ofereça brindes em troca, convide as pessoas para o WhatsApp e por aí vai.

9- Use os recursos de anúncios online

Os anúncios online são fundamentais para construir uma audiência altamente valiosa e segmentada. Não deixe de aproveitar as ferramentas de dados e informações do Instagram e Facebook. Encontre os melhores potenciais clientes enviando anúncios apenas para quem realmente é importante para o seu negócio.

Publicidade nas redes sociais é uma ferramenta incrível!

10- Seja atual e orgânico

E por fim, tente deixar a sua marca atual nas redes sociais. É importante agir de maneira calculada e planejada, sem dúvida. Mas você deve aproveitar “momentos” com situações que estão em alta para fazer parte desse “hype”.

Como funcionam as redes sociais como ferramenta de marketing?

As redes sociais atuam como agentes sociais no ambiente online. Ou seja, você usa as mídias sociais para fazer parte de uma rede social com pessoas. E assim, a sua marca pode participar de assuntos, levantar discussões e criar demandas a partir de publicações para gerar vendas e atrair mais clientes.

Como posso utilizar o marketing nas redes sociais para divulgar trabalho?

  1. Com conteúdo orgânico, construindo uma audiência qualificada e visando o longo prazo;
  2. Com publicidade em mídias digitais, criando anúncios com a sua solução para impactar as pessoas certas no momento certo.

Qual a melhor rede social para vendas?

As redes sociais para negócios podem ser várias. Tudo vai depender do seu público-alvo e também do produto/serviço que você quer vender. Veja algumas boas redes sociais para vendas:

  • Instagram;
  • Facebook;
  • LinkedIn;
  • Twitter.
  • YouTube.

O mais importante é entender como funciona aquela rede social e então criar um planejamento para aproveitá-la ao máximo.

Dica: nunca publique o mesmo conteúdo, exatamente igual, em várias redes. Afinal, cada rede deve ser abordada de um jeito. Adapte os conteúdos e, então sim, reaproveite-os.

 

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