O que é e como funciona uma parceria no Instagram?

O que é e como funciona uma parceria no Instagram

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O que é e como funciona uma parceria no Instagram? Confira tudo o que precisa saber sobre esse serviço e quais as perguntas mais frequentes sobre o assunto!

Os patrocínios de marcas são uma maneira popular de criadores e influenciadores ganharem dinheiro no Instagram. Também os ajuda a alcançar novos públicos engajados, já que quase 90% dos utilizadores do Instagram seguem pelo menos uma empresa. Além disso, contribui para o engajamento da marca das empresas, aumenta o número de seguidores e promove maiores hipóteses de conversão de vendas.

No Instagram, as publicações patrocinadas são chamadas de “parcerias pagas”. O recurso de parceria paga permite que criadores e influenciadores marquem parceiros de negócios com o seu conteúdo. Quando um influenciador publica conteúdo de marca em publicações de feed, Stories, Reels ou IGTV, verá “Parceria remunerada com [marca]” abaixo do nome de utilizador.

As parcerias pagas são um recurso importante porque ajudam a divulgar seu relacionamento comercial com uma marca (ou vice-versa). O compartilhamento de que você está em uma parceria é necessário ao postar conteúdo de marca no Instagram para cumprir órgãos reguladores como a Federal Trade Commission (FTC). O recurso de parceria paga aumenta a transparência com o público, oferece acesso a insights e elimina o risco de consequências negativas de publicações patrocinadas.

O que é e como funciona uma parceria no Instagram?

Uma parceria paga no Instagram ocorre quando um influenciador ou defensor da marca partilha uma publicação ou história na plataforma e marca uma conta comercial como Parceiro de negócios. Quando aplicada corretamente, a tag de parceria paga aparece na parte superior da imagem ou história onde a área/local normalmente fica. Os seguidores verão ‘Parceria remunerada com [ Parceiro de negócios] ‘ diretamente sob o nome de utilizador da conta. O título de Parceiro de Negócios é um hiperlink que leva diretamente à página da empresa.

O uso do recurso de parceria remunerada está a tornar-se comum entre os influenciadores, tornando a plataforma uma fonte mais confiável de referências de marca, aumentando o nível de transparência para influenciadores e defensores da marca na plataforma.

Como fazer pedido de parceria no Instagram

Deseja saber como fazer pedido de parceria no Instagram? É comum que os perfis mais conhecidos e com maior engajamento recebam diversas propostas de parceria pagas no Instagram.

  •         Criadores de conteúdo e influenciadores

Como pedir para fazer parceria no Instagram se o seu número de seguidores e engajamento ainda são baixos?

Primeiramente,  não é preciso preocupar-se se tem entre 5 a 20 mil seguidores, pois o que importa é o nível de engajamento, por exemplo, suponhamos que o seu perfil tenha a média de 10 mil seguidores com engajamento de 2 mil visualizações, já outro perfil do mesmo nicho tenha 20 mil seguidores e 1 mil visualizações, compensa mais para a marca patrocinar o perfil com menos seguidores e maior engajamento.

Pode fazer pedido de parceria no Instagram em lojas locais do seu bairro, por exemplo, pois poderá ser muito vantajoso para eles já que a sua audiência é local. Nesse caso, podem ser propostas parcerias em que recebe produtos gratuitos e itens da loja para testar e divulgar em seu perfil, ou, optar por receber um valor de acordo com a promoção que fizer.

  •         Empresas, lojas e grandes marcas

Normalmente, as empresas procuram por perfis no Instagram e depois os avaliam utilizando ferramentas para identificar o nível de engajamento dos perfis, em seguida, caso se interessem, entrem em contato pelo Direct ou telemóvel/e-mail para contato disponível na Bio do Instagram para enviarem as suas propostas ou produtos para teste.

Caso tenha dificuldades em avaliar os perfis e sobre as instruções de como pedir para fazer parceria no Instagram, pode contratar um serviço de social mídia.

Quais são os tipos de parcerias no Instagram?

Há três tipos de parceria no Instagram, as quais são realizadas de acordo com os objetivos de quem está sendo contratado e quem está contratando a divulgação de seus produtos/perfil.

Parceria remunerada Instagram

Como mencionado, no caso da parceria paga uma empresa, marca ou loja, oferece um valor em dinheiro para que os influenciadores/criadores de conteúdo realizem um post ou stories indicando os produtos. Normalmente, os influenciadores realizam a produção de conteúdo utilizando o produto ou fazendo review.

Aqui pode ser comprado um story ou uma publicação no feed, normalmente, a publicação remunerada tem um valor mais alto já que é fixado e não desaparece do perfil após 24 horas como nos stories.

Recebidos

Nesse caso, as empresas enviam recebidos, também conhecidos como “mimos” para criadores de conteúdo e influenciadores que acabam publicando ou fazendo stories com os produtos.

Em alguns casos, como podemos acompanhar em perfis famosos, as empresas possuem contratos pagos (embaixadores) ou compram a publicação mesmo enviando os itens. No entanto, há também aquelas empresas que apenas enviam o item na expectativa de serem mencionadas com um @ e divulgação.

Divulgação de perfis

Há também a parceria de divulgação de perfis, na qual pode funcionar apenas como moeda de troca (um perfil divulga o do outro e vice-versa para atrair mais seguidores) ou divulga o perfil por um valor em dinheiro.

Acontece muito isso com restaurantes na sua fase de inauguração, por exemplo, em que pagam criadores de conteúdo locais ou influenciadores para divulgarem o mesmo.

Como fazer parcerias com influencers?

Por mais que um perfil tenha um número considerável de seguidores, antes de entrar em contato, o primeiro passo deve ser utilizar ferramentas de análise para avaliar o real engajamento do perfil, já que muitos perfis apenas compram seguidores para conseguir grandes quantidades, mas não possuem engajamento considerável, em muitos casos, não chegam nem a 10% do número que possuem.

Mas, caso tenha um bom orçamento para contratar influenciadores com milhões de seguidores e engajamento acima da média, essa será a menor preocupação, como é o caso de grandes empresas.

Ao avaliar e selecionar os perfis desejados, o recomendado é entrar em contato através das informações disponíveis na Bio do Instagram, como exemplo, o endereço de e-mail e número de telefone da agência na qual o influenciador possui contrato.

Caso o perfil tenha bom engajamento, mas o criador de conteúdo não seja contratado por agências, pode entrar em contato via direct, além do e-mail ou número de telemóvel.

Perguntas frequentes sobre parceria Instagram

Confira a seguir quais as principais dúvidas sobre parceria no Instagram:

1 . O que propor para uma parceria?

Como fazer uma proposta de parceria digital influencer?  Numa parceria é preciso ter uma proposta clara de acordo com o nível de perfil do influenciador/criador de conteúdo. Em casos de publicações com perfis famosos e que envolvem um grande custo, o ideal é realizar um contrato.

A parceria deve ser benéfica para ambos os lados, no caso de perfis com bom engajamento, apenas o envio de produtos não será suficiente, ou seja, além do envio é indicado oferecer um valor em dinheiro.

O mesmo serve para quem está a cobrar pela publicação ou stories, se o seu perfil possui um nível de engajamento interessante, o ideal é cobrar em dinheiro, pois o seu perfil está a crescer e precisa de investimento para melhorar a qualidade do conteúdo.

No entanto, se é um criador iniciante com bom engajamento, as divulgações de recebidos podem ser uma ótima opção.

2 . Quanto ganha uma parceria no Instagram?

Não dá para definir um valor médio da parceria no Instagram, pois os valores oferecidos por empresas ou cobrados por influenciadores/criadores de conteúdo dependem do nível de perfil.

O valor da parceria vai depender do tamanho da empresa e prestígio da marca no mercado, bem como, do volume de engajamento do perfil do influenciador. 

3 . Como ganhar patrocínio no Instagram?

Para ganhar patrocínio no Instagram é preciso investir em conteúdos até encontrar um formato que atraia mais seguidores e aumente o número de engajamento do seu perfil na rede social, desse modo, poderá atrair atenção de possíveis patrocinadores, começando por empresas locais.

4 . Quais são as lojas que fazem parcerias no Instagram?

Particularmente, não há uma lista exata, pois diversas empresas realizam parceria não apenas no Instagram, mas também em diferentes redes sociais, como o Tik Tok, Youtube, entre outros.

Pode encontrar desde lojas locais (da região em que reside) até e-commerces e grandes marcas. O tipo de loja e empresa que faz parcerias, depende do tipo de conteúdo que o criador ou influenciador oferece.

5 . Quais são as lojas que aceitam parcerias no Instagram com poucos seguidores?

Normalmente, as lojas que aceitam parcerias no Instagram com poucos seguidores são estabelecimentos locais e pequenas empresas.

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