Redes sociais: Guia Completo 2022

Redes sociais - Guia completo

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As redes sociais já estão presentes na vida de grande parte das pessoas. Contudo, à medida que o tempo passa, é normal obter novos conceitos acerca de algumas questões.

E, com as redes sociais, não será diferente… Afinal, é inegável notar que, nos dias de hoje, estas plataformas servem para muito mais do que apenas promover a interação entre pessoas. Hoje em dia é usada por muitos a nível profissional.

Por isso, aprender um pouco mais, cada dia sobre as redes sociais é essencial. E é isso que iremos fazer no decorrer deste artigo. 

Quais são os principais tipos de redes sociais?

É claro que estes dados vão variar de acordo com o local da pesquisa. Mas, aqui em Portugal, os principais tipos de redes sociais são:

  • YouTube: entre os portugueses de 16 a 64 anos, cerca de 96% utilizam essa rede;
  • Facebook: cerca de 90% dos utilizadores de internet usam;
  • WhatsApp: 88% dos portugueses usam;
  • Instagram: 79% dos utilizadores na internet;
  • Twitter: mais de 12 milhões de utilizadores em Portugal;
  • TikTok: cerca de 4,72 milhões de utilizadores portugueses.

Para que servem as redes sociais?

Imediatamente, as pessoas tendem a responder que as redes sociais servem para facilitar a comunicação entre as pessoas. De facto, esse é um objetivo, mas não o único. Atualmente, as redes também servem para aproximar as marcas das pessoas, por exemplo.

É através destas plataformas que se pode fazer uma marca, produto, serviço ou empresa o mais conhecido, em todo o mundo. Assim, o conceito mais fiel sobre para que servem as redes sociais é aquele que visa não apenas aproximar pessoas, mas também as empresas.

Como fazer publicidade nas redes sociais?

Como referido anteriormente, as redes sociais são também uma forma de gerar tráfego e resultado para uma determinada empresa. Sabendo disso, cada uma dessas plataformas possui as suas respectivas ferramentas para gerar publicidade, como:

  • Facebook Ads;
  • Instagram Ads;
  • TikTok Ads;
  • Twitter Ads etc.

Mas, para que a sua publicidade dê certo e lhe gere os devidos resultados, cada ação deve ser muito bem pensada e analisada. Por isso, algumas das coisas que deve ter em consideração:

  1. Ter uma identidade visual;
  2. Marketing de conteúdo;
  3. Gestão da comunidade;
  4. Conteúdo em vídeo;
  5. Anúncios pagos;

Qual a melhor ferramenta de gestão de redes sociais

É claro que a melhor ferramenta de gestão de redes sociais pode variar de acordo com a sua intenção. Mas, no geral, as melhores opções são as seguintes:

  • AgoraPulse: permite publicações e interações em todos os canais sociais num só lugar. Além disso, oferece o objetivo de monitoramento, bem como relatórios para analisar os dados;
  • Buffer: permite a publicação para diversas redes sociais a partir de uma única plataforma;
  • Social Flow: ótimo para quem quer construir audiência, mas ficar atento em relação ao ROI;

Quais são os principais indicadores das redes sociais?

Outra coisa que deve saber sobre este assunto é: quais são as métricas e monitoramento nas redes sociais. Afinal de contas, para garantir que todas as suas ações estão a gerar resultados, deve-se ter essa perceção.

Assim, saber quais são e entender sobre as métricas de redes sociais é fundamental. Dentre os principais indicadores, podemos indicar os seguintes:

  • Alcance;
  • Engagement;
  • Taxa de Cliques (CTR);
  • Taxa de rejeição;
  • Conversão;
  • Tráfego de redes sociais;
  • Custo por Lead (CPL);
  • Custo Por Aquisição (CPA).

Quais são os prós e contras das redes sociais?

Prós Contras
Aproxima pessoas e/ou marcas Falta de privacidade
Interação em tempo real Exige cuidado ao compartilhar informações
Facilita relações interpessoais Pode causar dependência
Possibilita a transmissão de ideias para um grande público Facilita divulgação de notícias falsas, as famosas “fake news”
Permite criar alertas sobre eventos Procrastinação ou falta de foco

Qual é a psicologia das redes sociais?

A verdade é que as redes sociais criam um certo comportamento geral entre os utilizadores da plataforma, o qual pode depender de acordo com os conteúdos que se aceda. No entanto, ter essa perceção pode ser interessante.

Então, dentre o comportamento “padrão”, podemos indicar:

  • Empoderamento:  quando as pessoas se sentem bem com elas mesmas, aceitando as suas imperfeições ou características, por exemplo. Neste ponto, as empresas podem ser ótimas aliadas;
  • Imediatismo: esse é um outro padrão das redes, uma vez que as pessoas estão habituadas com coisas instantâneas. Então, as empresas devem trabalhar para atender de forma simples e perceber as dores dos clientes;

Quanto custa a gestão de redes sociais?

Precificar este tipo de serviço é um tanto quanto difícil, uma vez que se deve levar em consideração uma série de fatores. A melhor coisa a fazer-se é entrar em contato com alguns profissionais da área para fazer a cotação.

Deve-se saber quantas redes devem ser gerenciadas, o tempo de dedicação em cada uma, o número de publicações por mês, entre outros. 

O que podemos perceber sobre as redes sociais e relações interpessoais?

As redes sociais moldam de forma positiva e negativa as relações interpessoais. Afinal de contas, ao mesmo tempo em que são capazes de manter pessoas que estejam longes mais próximas, são capazes também de fazer com que pessoas próximas se mantenham distantes.

Isto porque, como é possível interagir por meio das redes, a necessidade de se manter fisicamente presente fica em segundo plano, o que é capaz de afetar algumas questões comportamentais e psicológicas.

Então, ao mesmo tempo que as redes sociais podem ser benéficas para as relações interpessoais, também são capazes de gerar alguns problemas. Por isso, deve-se ficar sempre atento para manter um equilíbrio.

Como funciona a venda pelas redes sociais?

Isso vai depender da rede social em que pretende fazer a venda, uma vez que cada uma possui algumas características mais específicas. Posto isto, o ideal é que sejam elaboradas estratégias específicas para cada plataforma.

Então, mesmo que uma estratégia tenha dado certo no Facebook, não quer dizer que ela será bem sucedida no Instagram ou YouTube (cada rede social  tem um funcionamento diferente).

Qual a influência das redes sociais na sociedade atual?

Para responder a essa pergunta, deve saber qual a força das redes sociais. Nos dias de hoje, a internet é capaz de moldar praticamente qualquer coisa, uma vez que houveram grandes revoluções ou mudanças que se iniciaram no online.

Quantas críticas sociais, mudanças de hábitos ou frequência de pensamentos não tiveram início nas redes sociais? As redes sociais são capazes de criar novos estilos de se vestir, comportar, ditar novos valore… Por isso, é plausível  afirmar que as redes sociais possuem uma influência assustadora na sociedade atual.

Como vender nas redes sociais?

A primeira coisa que deve fazer é criar algumas estratégias, a fim de impactar as pessoas e gerar mais resultados. Algumas das dicas são:

  1. Tenha ações criativas;
  2. Invista em campanhas;
  3. Amplie as redes;
  4. Elabore um planeamento real;
  5. Defina as suas metas.

Como vender produtos nas redes sociais?

  1. Saiba o que o seu público procura nas redes sociais;
  2. Personalize o conteúdo para cada rede social;
  3. Estude os concorrentes;
  4. Invista em anúncios;
  5. Saiba quem é a sua persona.

Como funciona a gestão de redes sociais em Portugal?

Isso vai depender exclusivamente do profissional, uma vez que cada um oferece serviços diferentes, o que tende a variar também os preços. Um serviço de gestão de Facebook e Instagram orgânico, por exemplo, com cerca de 3 a 5 publicações por semana, pode sair por volta dos 150€/mês.

Como funciona um contrato de prestação de serviço de gestão das redes sociais?

O contrato deve servir para proteger os seus interesses como profissional e também do cliente. Através do contrato, ambas as partes têm garantia do trabalho, onde se podem inserir cláusulas que defendam o processo de trabalho, prazos, quantidade de pedidos, entre outros.

É através do contrato que se estipula os ajustes permitidos, por exemplo. Ou seja, serve para alinhar as expectativas com o cliente.

Então, se quer saber como contratar uma agência digital focada nas redes sociais, deve perceber do contrato de prestação de serviços.

Como elaborar uma boa estratégia de marketing nas redes sociais?

Para que as suas campanhas tenham os resultados que deseja, é essencial elaborar uma boa estratégia nas redes sociais. Mas como se faz isso? Basta colocar em prática algumas dicas simples, como:

  • Definir objetivos;
  • Identificar a sua persona;
  • Saber como funciona cada rede social;
  • Ter um calendário editorial;
  • Ter um plano de métricas;
  • Produzir conteúdos relevantes;
  • Interagir com a sua audiência.

Qual a ligação do marketing digital e as redes sociais?

Essas duas áreas são praticamente correlacionadas. Afinal de contas, o marketing digital deve ser feito online. Atualmente, o local em que há maior propensão para poder adequar estas estratégias são as redes sociais.

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