Social Media: 9 pontos que deve conhecer!

Social Media

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Com o avançar do tempo, a internet tem-se vindo a mostrar cada vez mais presente na vida das pessoas. Consequentemente, os negócios têm migrado para o meio digital e as empresas têm a necessidade de marcar presença no mundo online.

Por tudo isto, são exigidas capacidades técnicas. Com esta evolução surgem novas profissões, como a de social media, e que têm chamado bastante atenção no mercado de trabalho.

Mas o que é este profissional? O que é que ele faz? Como é a sua rotina de trabalho?

Iremos abordar todas estas questões no decorrer deste artigo.

  1.  O que é um Social Media?
  2.  Quais são as principais redes sociais em Portugal?
  3. Como contratar um serviço de social media?
  4. O que faz um profissional de social media?
  5.  Social media é o mesmo que gestor de redes sociais?
  6. Como é a rotina do profissional?
  7. O que fazer para entrar no mercado?
  8. Quais são as ferramentas e softwares utilizados pelo social media?
  9. Qual é o mercado de atuação do social media?

1- O que é um Social Media?

Antes demais, é preciso entender o que é um social media. Resumidamente, é um expert de redes sociais, como também pode ser chamado, é um profissional que tem como função gerir uma ou mais plataformas de redes sociais.

Fazendo uma breve abordagem, até parece ser algo muito simples, mas não é. A verdade é que se trata de um trabalho que exige bastante pesquisa, técnica, planeamento e avaliação de muitas métricas. Ou seja, antes de um post chegar ao utilizador, há muita estratégia a ser aplicada por trás.

Não é qualquer pessoa que é capaz de realizar este tipo de trabalho, uma vez que exige conhecimentos técnicos. O principal objetivo do social media é fazer com que o público entenda e capte a essência de uma marca.

Para que isto aconteça, o profissional deve fazer de tudo para transmitir a ideia de uma forma clara. Uma marca precisa de se preocupar com a sua imagem no mercado. E, uma das melhores formas de o fazer, é através de um bom trabalho nas redes sociais.

Social Media - Ilustrativa
Social Media – Ilustrativa

2- Quais são as principais redes sociais em Portugal?

Se o trabalho do social media é transmitir a ideia da empresa através das redes sociais, é essencial que este saiba quais são as plataformas mais influentes. Esta já é uma das formas de iniciar a estratégia para oferecer um melhor resultado.

Por isso, perante as principais redes sociais em Portugal, podemos citar:

  • Facebook: é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo inteiro. Nos dias de hoje, existem cerca de 7,2 milhões de contas ativas;
  • YouTube: possui uma grande influência global e, em Portugal, quase 90% dos utilizadores da internet fazem uso desta rede social;
  • WhatsApp: há cerca de 4,9 milhões de contas ativas em Portugal;
  • Instagram: o Instagram também é muito popular em Portugal. Cerca de 61% da população utiliza esta rede social;
  • LinkedIn: em Portugal, há cerca de 2,9 milhões de utilizadores no país;
  • Pinterest: existem cerca de 2,7 milhões de contas ativas em Portugal;
  • Twitter: é mais popular entre as pessoas mais jovens. Mas, nos dias de hoje, existem cerca de 2,5 milhões de contas ativas.
como fazer a gestão de redes da sua empresa
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3- Como contratar um serviço de social media?

É possível fazer uso das próprias redes sociais para contratar um serviço de social media. Através do LinkedIn, por exemplo, consegue encontrar uma série de perfis profissionais que estão dispostos a oferecer os seus serviços.

Além de que, consegue encontrar social media em diversas outras plataformas de freelancer, por isso, utilize a internet a seu favor.

4- O que faz um profissional de social media?

A verdade é que se trata de uma profissão recente e há pessoas que ainda não entendem da forma correta o que faz um profissional de social media, ou, às vezes, têm uma ideia errada sobre a questão.

De forma resumida, o trabalho do social media é gerar conteúdo, monitorizar e atualizar as páginas oficiais da empresa ou da marca nas redes sociais. O profissional pode fazer isto tanto através do Instagram, que é a plataforma mais comum, ou através Facebook, Twitter, Tumblr etc. Por vezes, existem profissionais que recorrem a ferramentas (aplicações) externas para lançar estes conteúdos nas redes sociais, o que permite, ter melhores ferramentas de medição de resultados e uma maior segurança na calendarização.

Assim, um dos requisitos é que estes profissionais estejam sempre atentos e conectados com as tendências do mercado. Com isto, conseguem produzir conteúdos relevantes, que geram engagement e que seja do interesse do seu público.

5- Social media é o mesmo que gestor de redes sociais?

Social media e gestor de redes sociais são a mesma coisa! Mas, quando falamos em gestor de tráfego, já são conceitos diferentes. Neste caso, o gestor de tráfego trabalha apenas com anúncios pagos. Ou seja, a sua função é a de gerir o dinheiro que o cliente quer investir na promoção nas redes sociais.

Já o social media é o responsável por produzir os conteúdos para o cliente. Mas são duas áreas que se interligam? Sim. Ambos podem e devem trabalhar juntos, de modo a conferir um melhor resultado. Mas, na prática, são duas coisas distintas.

6- Como é a rotina do profissional?

Assim que o social media fecha um trabalho com o cliente, deve organizar-se, em prol de oferecer os melhores resultados ao cliente. A sua rotina deve baseia-se em:

  1. Planeamento: esta é a etapa em que o profissional estipula as estratégias para marca, como definir público-alvo, concorrentes, números internos etc. Ou seja, cria-se o branding e identidade visual;
  2. Produção de conteúdo: ao criar um post, artigo etc., este deve estar de acordo com uma série de diretrizes, por isso, esta é uma etapa que só deve acontecer quando já se tem o planeamento;
  3. Elaboração de relatórios: para saber se está a ter algum resultado, deve-se estabelecer relatórios com os resultados;
  4. Relação com o público: feito tudo isto, deve-se saber como é que o público se está a relacionar com as estratégias que estão a ser implementadas.

7- O que fazer para entrar no mercado?

A primeira coisa é estudar o mercado. Entenda quais são as exigências das empresas e procure adaptar-se a elas. Ao contratar estes profissionais, o esperado é gerar resultados. Portanto, invista em capacitação pessoal.

8- Quais são as ferramentas e softwares utilizados pelo social media?

São vários. No entanto, os mais bem avaliados e populares, são os seguintes:

  • Swonkie;
  • Mlabs;
  • Etus;
  • Postcron;
  • Hootsuite;
  • Social Pilot;
  • Postgrain.

9- Qual é o mercado de atuação do social media?

Trata-se de uma área com algumas saídas diferentes.

O profissional pode trabalhar tanto numa empresa e fazer parte do negócio, ou em agências de publicidade, agências digitais. 

Alem de que, existe sempre a possibilidade de trabalhar como freelancer. Nos dias de hoje, as empresas entendem o valor de um bom social media, por isso, o que não irá faltar são oportunidades.

Conclusão

Como pode confirmar, o social media tem muita importância para aumentar os resultados de uma marca ou empresa. Sendo assim, mediante as inúmeras possibilidades, vale muito a pena investir nesta carreira.

Veja também:

Marketing de Influência: O que é?

Anúncio publicitário: Tudo o que precisa saber!

10 vantagens das redes sociais!

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