Então você acabou de conseguir um novo emprego como gerente. Parabéns! Ou talvez você tenha acabado de receber a tarefa de reunir uma nova equipe. Que desafio!
De qualquer forma, se sua equipe já existe ou é sua responsabilidade criá-la, o que você faz a seguir?
Este artigo analisa algumas das principais coisas que os gerentes de equipe precisam fazer para que sua equipe prospere e tenha sucesso.
Estes vão desde escolher as pessoas certas e decidir quem faz o quê, até comunicar, desenvolver e motivar as pessoas. Mas antes disso, algumas definições são úteis.
O que é gestão, exatamente? E como isso difere da liderança ?
Segunda Agenda Consulta a liderança envolve criar uma visão convincente do futuro, comunicar essa visão e ajudar as pessoas a entender e se comprometer com ela.
Os gerentes, por outro lado, são responsáveis por garantir que a visão seja implementada com eficiência e sucesso.
É claro que esses dois papéis se sobrepõem – e, para ser totalmente eficaz, você precisa cumprir os dois papéis.
No entanto, o foco deste artigo está nas habilidades e responsabilidades específicas dos gerentes e nas ferramentas disponíveis para eles.
Afinal, não adianta energizar as pessoas para trabalhar em direção a uma visão fabulosa do futuro, apenas para cair de cara no chão quando se trata de implementação.
Então você acabou de conseguir um novo emprego como gerente. Parabéns! Ou talvez você tenha acabado de receber a tarefa de reunir uma nova equipe.
Que desafio!
De qualquer forma, se sua equipe já existe ou é sua responsabilidade criá-la, o que você faz a seguir?
Este artigo analisa algumas das principais coisas que os gerentes de equipe precisam fazer para que sua equipe prospere e tenha sucesso.
Estes vão desde escolher as pessoas certas e decidir quem faz o quê, até comunicar, desenvolver e motivar as pessoas.
A principal prioridade para os gerentes de equipe é a delegação. Não importa o quão habilidoso você seja, há muito o que você pode alcançar trabalhando por conta própria.
Com uma equipe atrás de você, você pode alcançar muito mais: é por isso que é tão importante delegar de forma eficaz!
A delegação bem-sucedida começa com a correspondência de pessoas e tarefas, portanto, primeiro você precisa explicar qual é o papel e os objetivos de sua equipe.
Uma boa maneira de fazer isso é montar uma carta de equipe , que define o objetivo da equipe e como ela funcionará. Isso não apenas ajuda você a dar um ótimo começo à sua equipe, mas também pode ser útil para trazer a equipe de volta aos trilhos se ela estiver se desviando do curso.
Só então você estará em condições de pensar nas habilidades, experiências e competências de sua equipe e começar a combinar as pessoas com as tarefas.
Como gerenciar as lacunas entre os conjuntos de habilidades dos membros da equipe.
Leia nosso artigo sobre alocação de tarefas para saber mais sobre como fazer isso e descobrir como lidar com desafios do mundo real.
As equipes são formadas por indivíduos que têm diferentes perspectivas e habilidades e estão em diferentes estágios de suas carreiras.
Alguns podem achar que as tarefas que você atribuiu a eles são desafiadoras e podem precisar de apoio. Outros podem ser “velhos” no que estão fazendo e podem estar procurando oportunidades para ampliar suas habilidades. De qualquer forma, é sua responsabilidade desenvolver todo o seu pessoal.
Suas habilidades neste aspecto da gestão definirão seu sucesso a longo prazo como gerente. Se você puder ajudar os membros da equipe a se tornarem melhores no que fazem, você será um gerente para quem as pessoas desejam trabalhar e também fará uma grande contribuição para sua organização.